Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores do Curso de Arquivologia/DCI atuam em projetos de extensao

Professores do Curso de Arquivologia/DCI atuam em projetos de extensao

por David publicado: 28/04/2020 14h49, última modificação: 30/04/2020 11h08

_____________________________________________________________________________________________________________

Reunião ONLINE do Projeto de Extensão coordenado pelo arquivista Marcio Palmeira

Reunião do projeto de extensão universitária intitulado: Organizar para acessar: preservando a memória institucional por meio das práticas arquivística nos arquivos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. O referido projeto é coordenado pelo arquivista Márcio Palmeira, tendo como coordenadoras adjuntas, as professoras Ana Claudia Cordula e Carla Almeida, ambas do  Departamento de Ciência da Informação. Ele conta também com o  indispensável apoio  de professores do DCI-UFPB, bem como, de uma docente vinculada ao DH-UFPB e de profissionais arquivistas da UFPB. Ressaltamos as parcerias de membros externos provenientes de outros órgãos como IPHAEP e o HULW., além dos alunos do curso de arquivologia da UFPB. O projeto tem como objetivo promover a organização documental do CCSA, garantindo a sua preservação e acesso.

Reunião ONLINE do Projeto de Extensão coordenado pela professora Ana Cláudia Cruz Córdula.

O projeto de Extensão intitulado: ORIENTAÇÕES DE PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS PARA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB (OPAIS-JP), está sob a coordenação da Professora Doutora Ana Cláudia Cruz Córdula, professora do Departamento de Ciência da Informação- CCSA/UFPB, tendo como coordenador adjunto o arquivista Jeferson Higino da Silva, que atua como técnico em arquivo junto à PRG/UFPB. O projeto conta com a participação de alunos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, bem como, com a parceria de profissionais da saúde e de arquivistas, além do apoio técnico de professores do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, e alunos doutorandos do PPGI/UFPB.
O projeto tem por objetivo central orientar instituições de saúde dos segmentos público e privado para realização de gestão de documentos arquivísticos. A proposta tem como meta contribuir para a melhoraria da realidade documental nas instituições de saúde, promovendo uma consciencialização de como devem proceder no cotidiano de sua produção documental.

Reunião ONLINE do Projeto de Extensão coordenado pela professora Alzira Karla.

O projeto intitulado "Descomplica TCC: normas,  estratégias e dicas para elaboração de trabalhos acadêmicos", coordenado pela Profa. Dra. Alzira Karla Araújo da Silva, vem sendo desenvolvido desde 2017 e, atualmente, é  integrado por profissionais de Biblioteconomia, Arquivologia, Pedagogia, Direito, Letras e Enfermagem e; por alunos de Arquivologia, Blioteconomia e Letras. Tem como missão promover oficinas sobre planejamento, estrutura e normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT.

Reunião ONLINE do Projeto de Extensão coordenado pela professora Maria Amélia e o professor Luiz Eduardo.

O Projeto de Extensão intitulado: GESTÃO DOCUMENTAL NO ARQUIVO DO NÚCLEO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL E CRIMINAL(NUICC) DO INSTITUTO DE POLÍCIA CIENTÍFICA DA PARAÍBA (IPC/PB), está sob a Coordenação da Profa. Me. Maria Amélia Teixeira da Silva e a Coordenação Adjunta do professor Dr. Luiz Eduardo Ferreira da Silva, sendo ambos vinculados ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Ele é integrado por alunos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da UFPB,  além de colaboradores do IPC/PB e do Jornal A União.

O projeto tem como objetivo desenvolver práticas para a Implantação de uma Política de Gestão Documental no Arquivo do Núcleo de Identificação Civil e Criminal (NUICC) do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB), visando contribuir com a sociedade paraibana no que concerne à maior agilidade para a localização e disponibilização do RG, através da preservação e gestão das fichas que dão origem ao referido documento, os denominados prontuários civis.