Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XXIV ENEARQ 2023

XXIV ENEARQ 2023

publicado: 24/02/2023 15h16, última modificação: 24/02/2023 15h16

ENEARQ 2023 discutirá o ensino deficitário das tecnologias no contexto arquivístico

O Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEArq) de 2023 acontecerá no Rio de Janeiro, na UNIRIO, com a proposta de discutir o ensino deficitário das novas tecnologias no contexto arquivístico. A reflexão acerca desse tema é fundamental para garantir a formação de profissionais que dominem os meios digitais, incluindo arquivos, seus suportes e ferramentas.

O objetivo do evento é ampliar e enriquecer o diálogo, trazendo novas perspectivas ao campo da Arquivologia e promover discussões que contribuam para o fazer científico, profissional e social. A coordenadora do curso de Arquivologia da UFPB destaca a importância da participação dos estudantes, que terão a oportunidade de dialogar com outros discentes, compartilhar experiências e também de conhecer instituições importantes para a área, como o Arquivo Nacional.

A discussão do ENEArq reforça a importância de aproximar a Arquivologia do viés tecnológico, com a intenção de construir um fazer que garanta maior acessibilidade dos grupos sociais à informação, seja ela científica, ideológica ou identitária, como, por exemplo, o uso da tecnologia para emissão de documentos pessoais.

As inscrições para o evento serão abertas no dia 20/03 e já estão sendo divulgados pacotes para que os participantes possam se programar. Mais informações podem ser encontradas no perfil do ENEArq nas redes sociais: @enearq.

,