Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciências Atuariais recebe nota máxima do MEC
conteúdo

Notícias

Ciências Atuariais recebe nota máxima do MEC

O curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu conceito 5, nota máxima, em avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu conceito 5, nota máxima, em avaliação do Ministério da Educação (MEC).
publicado: 25/03/2019 18h07, última modificação: 25/03/2019 18h12

Conceito5O curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu conceito 5, nota máxima, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). No parecer anterior, em 2014, o conceito foi 4.

 

Para a coordenadora Ionara Oliveira, esta melhora do indicador se deve ao empenho e dedicação da coordenação do curso, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos discentes.

 

“É o verdadeiro trabalho em equipe. A busca pelo crescimento, aprimoramento e reconhecimento vem desde 2011, quando foi implantado. O aumento de nossa estrutura física (salas de aula, biblioteca, laboratórios), ao logo destes anos, contribui também”, avalia Oliveira.

 

Entre as principais iniciativas de pesquisa e de extensão, estão o Laboratório de Gerenciamento de Riscos (Lager); projeto de disseminação e popularização do curso, que, inclusive, ganhou o Prêmio Elo Cidadão em 2017, concedido pela UFPB para os melhores projetos de extensão da instituição; e estudos sobre aspectos fundamentais da previdência no Brasil.

 

A promoção de eventos também é constante, como o Simpósio de Atuária, sediado em 2013 e 2018 na UFPB, e o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais (Concicat), que ocorre todos os anos na UFPB. Em 2019, ocorrerá de 29 a 31 de agosto.

 

Neste momento, o colegiado do curso tem discutido mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP), já em fase de conclusão. A coordenadora conta que essa reestruturação é para aprimorar a formação dos estudantes. “Nas discussões, também temos debatido estratégias de minimizar as retenções e evasões.”

 

Com o objetivo de formar profissionais capazes de exercer atividades de gerenciamento, avaliação e cálculo de riscos nas empresas dos setores de seguros, previdência, instituições financeiras, nos planos de capitalização e no mercado de capitais, o curso de Ciências Atuariais da UFPB tem, hoje, um total de 236 alunos e 31 professores vinculados.

 

São ofertadas 120 vagas por ano, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 60 para o turno da tarde e 60 vagas para o da noite. Outras informações sobre a graduação estão disponíveis no site ou pelo telefone (81) 3216.7726.

Fonte: 
Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação