Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Ciências Atuariais terá novo PPC em 2024

Curso de Ciências Atuariais terá novo PPC em 2024

O novo Projeto Pedagógico do Curso passa a vigorar em 2024.1

publicado: 30/11/2023 17h07, última modificação: 30/11/2023 17h07

A reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Graduação em Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) por meio da Resolução 26/2023.

O novo PPC busca atualizar a grade conforme as melhores práticas acadêmicas e de mercado, proporcionando aos estudantes uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado de trabalho. Para isso, a reestruturação observou parâmetros para a ação educativa, baseando-se no artigo 12 da Resolução CONSEPE nº 29/2020 da UFPB. Este artigo aborda a política de ensino, pesquisa e extensão, além de considerar o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional, o Regimento Geral da UFPB e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também foi reconhecida a necessidade da inserção da extensão universitária na matriz curricular dos cursos de graduação da UFPB, conforme a Resolução CONSEPE/UFPB nº 02/2022.

Para os professores Vera Lúcia Cruz e Herick Cidarta, coordenadora e vice-coordenador do curso respectivamente, a reestruturação é um avanço pedagógico para os alunos: “Este novo PPC será um alicerce crucial para a formação dos nossos estudantes, permitindo-nos entregar à sociedade profissionais altamente capacitados, capazes de atuar de forma eficaz e ética”. Eles destacam ainda o processo de construção do novo PPC: “Este resultado é fruto do trabalho coletivo, com contribuições dos alunos, servidores, professores e coordenadores anteriores, que levou o curso ao conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC)”.

O MEC avalia os cursos de graduação utilizando uma escala de conceitos de 1 a 5. Cursos com conceito máximo (nota 5), como o de Graduação em Ciências Atuariais da UFPB, são reconhecidos pela excelência, servindo de referência para outros. Na região Nordeste, somente os cursos da UFPB e da UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco) possuem esse conceito máximo.

Para acessar a Resolução que aprova o Projeto Pedagógico do Curso, clique aqui.