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Secitec inscreve para 600 vagas de curso voltado a pequenos empresários

publicado: 14/09/2021 14h26, última modificação: 14/09/2021 14h26

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) lança, nesta segunda-feira (13), o curso de Gerenciamento de Risco voltado para pequenos empresários (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e pessoas interessadas em empreender. O curso tem 600 vagas e já está disponível na plataforma Ead da Secretaria neste link.

Ao se matricular, o aluno já começa o curso de imediato. A capacitação

visa melhorar a capacidade de gerenciamento dos empresários, trazendo maior lucratividade e principalmente diminuir os riscos de quebra de empresas deste porte. Ao todo, serão 30 horas/aula.

Os inscritos no curso têm a possibilidade de retirar a declaração de matrícula na plataforma, para emitir a carteira nacional de estudante. Ao final do curso o aluno deve fazer a avaliação para receber seu certificado digital.

Segundo o diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Edvaldo de Vasconcelos, “o curso de Gerenciamento de Riscos para micro e pequenos empreendedores foi preparado para atender a parcela da população que é empreendedora, mas tem menor acesso a cursos de capacitação, que na maioria são pagos. Assim, o empreendedor terá melhor qualidade no seu serviço, além de aumentar o lucro e ter a chance de crescer.”

O conteúdo do curso foi preparado especialmente pela equipe da Secitec com o Laboratório de Gerenciamento de Risco da UFPB (LAGER), com a professora Anna Paola Fernandes Freitas, sendo uma das atividades de extensão do laboratório.

 

O LAGER

 

O projeto intitulado “Laboratório de Gerenciamento de Risco (LAGER)” tem por objetivo levar à sociedade conhecimento sobre as práticas de gerenciamento de riscos. Este ano (2020) o projeto está disseminando conhecimento (orientações) sobre gerenciamento de risco (conscientização/uso de ferramentas) no âmbito dos Micro empresários individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas (MPE). Ou seja, como as empresas podem aplicar ferramentas de Gerenciamento de riscos no auxílio das suas atividades econômicas.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 14 alunos (voluntários) dividindo-os em três grupos:

Grupo1: produzindo material teórico para futuros mini cursos/ palestras;
Grupo2: Produzindo um material mais resumo para que possa ser entregue nas empresas;
Grupo3: Visitas técnicas, buscando empresas (de todos os setores) que queiram conhecer/aprender/ ter a capacidade de utilizar o Gerenciamento de Riscos.

Na prática, os alunos passam por um treinamento, de modo que tenham condições de irem às empresas divulgar a importância do gerenciamento de risco e como os empresários podem aplicar na sua empresa. 

A seleção dos participantes é anual, baseada, principalmente, no CRA do aluno, onde serão analisadas algumas informações necessárias.

No nosso principal canal de divulgação os alunos do projeto elaboram e divulgam conteúdos sobre o tema (MPE, informações sobre gerenciamento de riscos etc.)

Para mais informações acesse o nosso Instagram: @lagerufpb

  • Texto: Alia Nasim / PMJP
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Divulgação/Assessoria

  • Site: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/secitec-inscreve-para-600-vagas-de-curso-voltado-a-pequenos-empresarios/