Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Setorial Berilo Borba participa do III Biblioreceptividade

Biblioteca Setorial Berilo Borba participa do III Biblioreceptividade

Evento aconteceu entre os dia 22 e 25 de agosto e contou com apresentação e tour na biblioteca, além de Feira de troca de livros
publicado: 14/09/2022 16h47, última modificação: 14/09/2022 20h28

Aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto o III Biblioreceptividade, evento realizado pela Coordenação do curso de Biblioteconomia e o Departamento de Ciência da Informação (DCI), com o objetivo de promover a interação e acolhimento dos alunos ingressantes do curso. O evento contou com mesa redonda, oficinas, apresentação e tour da biblioteca setorial, e um evento de encerramento com a temática "Encontro com as palavras".

No dia 24, dentro da programação do III Biblioreceptividade, foi realizada uma apresentação sobre os principais serviços e algumas bases de dados ofertadas pela UFPB. Além da apresentação, os alunos puderam fazer um tour pela biblioteca, e ver como era realizada a consulta no catálogo de fichas e no cardex, e também como era feito o cadastro e o empréstimo de livros antes do SIGAA. Foi um momento de integração, onde os ingressantes viram a evolução da tecnologia e do trabalho do profissional bibliotecário com o passar dos anos. E no final todo mundo ganhou livros, que foram doados pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia.

20220824_213507.jpg

Turma ingressante do Curso de Biblioteconomia com a Bibliotecária Katiane Souza em frente a Biblioteca, após visita guiada.

Ainda dentro do III Biblioreceptividade,  no evento de encerramento, que aconteceu no dia 25 de agosto, com a temática "Encontro com as palavras", realizamos a nossa I Feira de troca de livros.  O convite e iniciativa partiram da Coordenação de Biblioteconomia pela professora Genoveva Batiista, a quem aproveitamos para agradecer o convite e parceria . A feira do livro, assim como todo o evento de encerramento, aconteceu em frente da biblioteca, com mais de 60 livros trocados. O Encontro com as palavras contou ainda com a participação do Projeto Bibliosolidário, que também trouxe livros para serem doados na feira. A voluntária e coordenadora do projeto,  a Bibliotecária e doutoranda Vanessa Alves, egressa da UFPB, falou um pouco do projeto, que esse ano está completando 10 anos e que tem como objeitivo principal incentivar a leitura através de doação de livros e contação de histórias. A bibliotecária Edeuza, voluntária também do projeto contou a história "O gato da biblioteca". Logo em seguida tivemos declamações de poesias, todos que declamavam uma poesia ganharam um livro.  Abaixo você confere um pouco mais sobre esse evento e a nossa primeira feira de troca de livros.

20220825_185502.jpg

I Feira de troca de livros, mesa e estante com livros para serem trocados

IMG-20220826-WA0006.jpg

À esquerda a bibliotecária Katiane Souza, coordenadora da biblioteca do CCSA, Genoveva, vice-coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ana Lopes, bibliotecária do CSSA.

20220825_184847.jpg                                                      20220825_191337.jpg

Acima temos, na primeira foto, alunas do curso de Biblioteoconomia organizando os livros para a troca, e na segunda os leitores querendo trocar seus voucher por livros.

20220825_194248.jpg

Bibliotecária Edeuza, voluntária do projeto Bibliosolidário fazendo a contação de história.

O evento foi um sucesso, esparamos participar e realizar mais eventos como esses. Agradecemos mais uma vez a Coordenação de Biblioteconomia e a todos os estudantes do Curso de Biblioteconomia pela parceria e participação nesse evento que esperamos ser o primeiro de muitos.