Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nosso top 10 de 2018 :

Nosso top 10 de 2018 :

os 10 usuários com mais empréstimos e os 10 livros mais emprestados no ano de 2018

BS/CCSA apresenta números sobre utilização de seu acervo
publicado: 31/01/2019 12h45, última modificação: 31/01/2019 13h22

Nosso top 10 de usuários que mais pegaram livros emprestados em 2018 tem a participação de quase todos os cursos oferecidos pelo CCSA/UFPB,  faltando apenas o curso de Relações Internacionais. Reconhecemos nossa limitação em materiais para esse curso, mas já estamos buscando melhorias para esta questão.

A participação de quase todos os cursos demonstra que nossa a biblioteca vem atendendo a demanda existente. Breve novas aquisições chegarão e estaremos divulgando a listagem desse livros aqui no site na aba "Novas Aquisições" que se encontra no lado esquerdo dessa página.

Em comemoração aos 25 anos da BS/CCSA, premiamos os 25 alunos com mais empréstimos no primeiro semestre de 2018. Todos que foram premiados aparecem novamente nessa lista do ano 2018, algumas ordens de classificação foram alteradas, mas o nomes são os mesmos. Parabenizamos mais uma vez a todos e esperamos encontra-los novamente no top 10 de 2019.

OS 10 USUÁRIOS COM MAIS EMPRÉSTIMOS NO ANO DE 2018

HELENA NASCIMENTO DA SILVA ALVES PONTES

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

48

No Top 10 dos livros com mais empréstimos, percebemos que os livros de Economia são os mais requisitados, metade da lista são desta área , isso se deve ao fato desse curso atender diversos outros cursos do CCSA e por ser um dos acervos mais completos da nossa biblioteca.

OS 10 TÍTULOS COM MAIS EMPRÉSTIMOS NO ANO DE 2018

Nº de empréstimos

1

Contabilidade introdutória /

189

2

Contabilidade de Custos / - Martins, Eliseu.

157

3

Introdução à economia / - Mankiw, N. Gregory.

134

4

Administração : - Sobral, Felipe

117

5

Macroeconomia / - Mankiw, N. Gregory

111

6

Econometria Básica / - Gujarati, Damodar N

102

7

Manual de estudo de usuários da informação / - Cunha, Murilo Bastos da

102

8

Curso de administração financeira / - Assaf Neto, Alexandre.

69

9

Economia brasileira contemporânea / - Gremaud, Amaury Patrick

69

10

Fundamentos de economia / - Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de.

68

No ano de 2018, tivemos 2.219 usuários que utilizaram o nosso serviço de empréstimo de livros, um aumento de mais de 20%, contabilizando 13.590 empréstimos,  quase 3 mil empréstimos a mais, comparado ao ano de 2017 com 10.669. Outro serviço utilizado por toda comunidade sem precisar fazer cadastro é a consulta local, qualquer pessoa que não tenha vínculo com a Instituição pode dispor de um espaço climatizado e material para estudar dentro da biblioteca. Foram consultados 2.251 livros na biblioteca, quase 600 consultas a mais comparado ao ano de 2017, com 1.653 livros consultados.

Esse aumento se deu principalmente ao maior números de livros  que foram adquiridos através de compra no ano de 2018, num total de 206 títulos e 1.250 exemplares. Aproveitamos aqui para parabenizar as Coordenações que nos ajudam no processo de seleção dos livros a serem adquiridos e ao excelente trabalho que a gestão da Biblioteca Central, em nome da diretora Maria de Fátima Alves dos Santos vem desempenhando, resgatando todas as compras de livros que estavam pendentes e utilizando  os recursos disponíveis para compra de livros, fortalecendo assim o Sistema de Biblioteca da UFPB. Também foram inseridos em nosso acervo diversas doações obtidas de órgãos públicos, professores, alunos  e Técnicos Administrativos.

E já começamos o ano com mais livros novos, que em breve estarão disponível a todos na nossa biblioteca. Desejamos  um bom retorno às atividades, e um ano novo de muito mais conquistas, sempre buscando cumprir nossa missão que é servir a comunidade.