Você está aqui: Página Inicial > Contents > Institucional > Apoio Discente
conteúdo

Apoio Discente

por David publicado 23/01/2017 15h20, última modificação 06/02/2023 16h29

APOIO AOS DISCENTES

Acolhimento Arquivístico

É um momento de construção científica, de comemoração do saber arquivístico. Um espaço de diálogo e de apresentação da UFPB aos alunos ingressantes para compreenderem mais sobre a universidade em seus pilares ensino, pesquisa e extensão. Ao início de cada semestre letivo, a Coordenação do Curso de Graduação em Arquivologia realiza, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e com o apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, o evento chamado Acolhimento Arquivístico, que dura em média uma semana e tem o objetivo de acolher os discentes  feras do Curso de Arquivologia, bem como receber de braços abertos os nossos veteranos. 

Um canal de compartilhamento de experiências e de apresentação de setores como a biblioteca, de programas e suporte acadêmico, institucionais e financeiros importantes para que os alunos ingressantes conheçam as oportunidades ofertadas pelas UFPB, e saberem que elas estão para além dos limites da sala de aula.

 

 Comissão de Acolhimento, Informação e Enfrentamento à Violência de Gênero

A Comissão de Acolhimento, Informação e Enfrentamento à Violência de Gênero foi criada via Portaria nº 02/2021(CCSA/DCI) em 17 de fevereiro de 2021, por meio da ação conjunta de sete professoras do Departamento de Ciência da Informação e tem o objetivo de produzir, disseminar e visibilizar ações informacionais, com vistas a prevenir e enfrentar à violência de gênero, o racismo e a LGBTfobia no ambiente acadêmico e na sociedade.

Apresentação da Comissão

Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu)

 Aprovado no dia 28 de setembro de 2018 pelo Conselho Universitário – Consuni (Resolução nº 26/2018), o Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu) é um espaço institucional criado a partir das demandas de mulheres da UFPB, necessitando a elaboração de uma política de combate às opressões na universidade. Nesse sentido, o CoMu atua no acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência na universidade.

https://www.ufpb.br/comu  

Apoio Psicopedagógico

A PAPRE também presta assistência estudantil para seus alunos assistidos por intermédio da sua equipe técnica formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. 

A Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba faz atendimento psicológico e avaliação psicológica para pessoas da comunidade universitária, bem como da comunidade em geral, sem vínculo com a Universidade. Os serviços oferecidos pela clínica são: Psicoterapia Infantil, do Adolescente e Adulto, Avaliação Psicológica, Projetos de Extensão (Plantão Psicológico, Avaliação Neuropsicológica, Neuroestimulação e Aimeé – Terapia Psicanalítica). Endereço eletrônico da clínica: clinicapsiufpb@gmail.com telefone: (083) 3216-7338

 Apresentação sobre o apoio do PAPRE 

Comitê de Inclusão e Acessibilidade

 O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) é uma assessoria especial vinculada ao Gabinete da Reitoria e tem por finalidade atender às necessidades de pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, auxiliando a sua participação no que diz respeito à pesquisa, extensão e ensino, bem como atendimento, orientação e intervenção junto aos servidores e alunos da UFPB. Clique aqui para acessar os manuais do Comitê de Inclusão e Acessibilidade.

Conheça o CIA- Cartilha clicando neste link 

 Centro de Referência em Atenção a Saúde - CRAS 

Foi criado em 28 de fevereiro de 2014, através da aprovação da Resolução nº 04/2014 do CONSUNI, sendo um órgão suplementar vinculado à Reitoria.O CRAS está localizado no Campus I da UFPB, na cidade de João Pessoa(PB), ao lado da Residência Universitária, contando com dois anexos, um no prédio do Centro de Ciências da Saúde e o outro anexo na antiga Prefeitura Universitária.

O Centro de Referência em Atenção à Saúde tem por finalidades:

 - Prestar assistência à saúde aos discentes, docentes e técnicos administrativos que não recebam qualquer forma de auxilio saúde ou sejam usuários do plano de autogestão da GEAP pela UFPB.  

- Contribuir para a pesquisa, extensão e a formação de profissionais que atuarão no atendimento da rede SUS.

O centro disponibiliza os seguintes serviços:atendimento de enfermagem, consulta médica, odontologia, cirurgia bucomaxilofacial, nutricionista, psicólogo, exames por imagem e raio-x.

Funciona em prédio próprio, ao lado da Residência Universitária, contando ainda com dois anexos, um no prédio do CCS e o outro anexo na antiga Prefeitura UniversitáriaO horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário de 07:00 às 19:00h.

Algumas especialidades do CRAS:

  • CARDIOLOGIA
  • CLÍNICA GERAL
  • DERMATOLOGIA
  • GERIATRIA
  • MASTOLOGIA
  • NEUROLOGIA
  • NUTRIÇÃO
  • OFTALMOLOGIA
  • PEDIATRIA NA ESCOLA BÁSICA DA UFPB
  • PNEUMOLOGIA
  • PSICOLOGIA
  • PSIQUIATRIA
  • REUMATOLOGIA

https://www.ufpb.br/cras

Auxílios

 A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) planeja, coordena e controla as atividades de assistência e promoção ao estudante, visando sobretudo à sua permanência nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba. A assistência oferecida pela PRAPE tem como principal público-alvo estudantes ingressosna UFPB classificados em condição de vulnerabilidade socioeconômica, sendoeste levantamento realizado semestralmente através de processos seletivos para concessão de acesso aos benefícios de permanência, como refeições nos restaurantes universitários, moradia nas residências universitárias, auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, entre outros.

Os estudantes cadastrados no serviço social da PRAPEtêm prioridade na concessão de apoio para participação em eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos, apoio como, a compra de passagens e/ou pagamento de inscrição.

https://www.ufpb.br/prape

Residencia Universitária

É destinada aos estudantes de cidades diferentes daquela onde funciona o seu curso de graduação. As residências universitárias localizam-se dentro do campus, sendo que em João Pessoa, a residência Feminina (RUFET) está localizada no centro da cidade. Os alunos tem acesso ao restaurante universitário, sendo que nos finais de semana recebem auxilio-alimentação.  Nas residências, existem quartos individuais adaptados para pessoa com deficiência.

Restaurante-Universitário

Oferece as refeições do almoço e jantar. Os estudantes residentes não precisam requerer o benefício, pois possuem acesso direto ao restaurante univesitário para o café da manhã, almoço e jantar. O restaurante funciona de forma gratuita para discentes selecionados por edital.

Auxílio-Moradia

Destinado a estudantes de outras cidades ou Estados. 

Auxílio-Transporte

Destina-se aos estudantes que necessitam fazer o percurso para o campus, sede do curso de graduação em transporte coletivo. 

Auxílio-Alimentação

Destina-se aos estudantes que cursam graduação nas unidades/campi da UFPB que não dispõem de Restaurante.  

Auxílio-creche

Designa-se aos estudantes que têm filhos de seis meses a três anos e onze meses de idade. 

Auxílio Aluno Apoiador

Faz parte do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência – PAED, gerido pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA. O Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade Federal da Paraíba, desenvolver-se-á por meio da seleção de estudantes apoiadores que assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando-se as peculiaridades, as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras demandas pedagógicas.

 O Programa de Bolsa Permanência - PBP 

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação indígenas e quilombolas.

 

Para mais informações sobre todos esses auxilios, o interessado deve buscar o site da PRAPE