Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Nossas Visões e Concepções
conteúdo

Nossas Visões e Concepções

por Francisco - CCSA publicado 19/07/2022 19h07, última modificação 30/07/2022 20h34

 

Concepção e Visão do CCSA

 

Concepção

O CCSA é a unidade acadêmica de referência na UFPB em Ciências Sociais Aplicadas, uma área multidisciplinar voltada a compreender conhecer e a desenvolver soluções para demandas sociais, econômicas, culturais e científicas da sociedade.

 

Visão

O CCSA deve ser reconhecido pela excelência acadêmica e de gestão, pela disposição ao trabalho intenso, produtivo e devotado, que reconhece a tradição e o presente, mas que tem foco no futuro, promovendo impactos de formação, produção e transferência de conhecimentos e desenvolvimento de soluções de alto impacto societal.

 

 

Concepção e Visão de Gestão Acadêmica em Geral

Concepção

A gestão acadêmica é a atividade voltada à promoção de eficiência e efetividade nas atividades universitárias, tanto acadêmicas quanto administrativas.

Visão

A gestão acadêmica precisa ser cada vez mais baseada em conteúdos (conceitos, paradigmas, modelos) profissionais que promovam e valorizem mérito, inovação e alta qualidade nas atividades centrais de formação de pessoal, produção e transferência de conhecimentos e desenvolvimento de soluções de alto impacto societal.

 

Concepção e Visão de Gestão Acadêmica do CCSA

Concepção

A gestão do CCSA é a atividade de gestão voltada à promoção de eficiência e efetividade das unidades subordinadas, dos projetos e dos processos que envolvem a comunidade acadêmica do Centro.

Visão global

A gestão do CCSA precisa ser notabilizada por valorização do trabalho, pela busca da excelência e por um foco no futuro, com resultados de alto valor evidenciados centralmente na carreira dos egressos, bem como nos impactos dos conhecimentos produzidos e transferidos e nas soluções desenvolvidas.

 

Destacamos essa visão em dois eixos de referência: a gestão das atividades acadêmicas tradicionais (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e das atividades administrativas.

Visão por contextos acadêmicos

a)     Ensino de graduação: a gestão deve promover a excelência nos projetos e processos formativos, potencializar a empregabilidade e os impactos de carreira e exercício dos egressos, harmonizando tradição, modernidade e tendências futuras, e articulando projetos internos com demandas externas (ao Centro e á UFPB).

b)     Ensino de pós-graduação: a gestão deve modernizar continuamente a política e as ações formativas de pós-graduação, levando em conta o impacto externo, o resultado na vida do egresso e o alinhamento com a normatização institucional interna e externa.

c)      Pesquisa: a gestão deve construir e aprimorar o referencial institucional de desenvolvimento de pesquisas aplicadas e no melhor interesse científico, profissional e de aplicações.

d)     Extensão: a gestão de estimular a ação extensionista na visão ampliada, articulando ações de envolvimento social, educação continuada e transferência tecnológica, buscando incentivar desenvolvimento e a integração dos programas, projetos e ações de extensão com formação e a pesquisa.

Visão por contexto administrativo

A gestão deve desenvolver ações que promovam excelência gerencial na organização e na implementação de atividades administrativas, tanto aquelas de caráter estritamente administrativo do CCSA quanto aquelas vinculadas às unidades acadêmicas (departamentos e coordenações).