Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão "Donas do bolso: um caminho para o empoderamento de mulheres vulneráveis socialmente" ganha prêmio Elo Cidadão 2021.

publicado: 16/12/2021 18h07, última modificação: 16/12/2021 18h22

A Pró-reitoria de Extensão entregou nesta quinta-feira (16/12) o Prêmio Elo Cidadão, a distinção foi concedida aos 40 projetos de extensão mais bem avaliados em 2021, considerando as avaliações do Encontro de Extensão e da etapa de submissão da proposta aos editais da extensão vigentes no SIGAA.

Na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida no canal Portal PROEX (Youtube), a comunidade conheceu os cinco projetos premiados em cada uma das áreas temáticas da extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho).

O projeto de extensão "Donas do bolso: um caminho para o empoderamento de mulheres vulneráveis socialmente", coordenado pela Profa. Dra. Lucimeiry Batista da Silva Rabay, do Departamento de Administração, recebeu a premiação pelo reconhecimento da ação de extensão na área de Direitos Humanos e Justiça (confira a lista de premiados aqui).

Para a professora Lucimeiry Batista,

"receber, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Elo Cidadão, foi uma grande satisfação, pois apesar de vivenciarmos um momento tão difícil para a educação brasileira, este reconhecimento é gratificante e mostra que o caminho deve ser este, não podemos esmorecer diante das dificuldades e devolver para a sociedade o muito que recebemos em trabalhar e estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade".

A iniciativa do projeto de extensão “Donas do Bolso: um caminho para o empoderamento de mulheres vulneráveis socialmente”, em seu segundo ano de atuação, se desdobrou em três frentes de atuação, são elas: protagonismo feminino, finanças e negócios e soluções digitais.

Em linhas macro, objetivamos contribuir para a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades sociais de mulheres paraibanas em situação de vulnerabilidade.

Com o compromisso de atuar no tripé “ensino, pesquisa e extensão”, que sustenta a Universidade, além da extensão, a iniciativa se desdobrou no projeto “Pandemia, Protagonismo e Liderança de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade em Municípios Paraibanos – 2020-2021” aprovado pelo PIBIC e um dos grupos de mulheres participante do “Donas do Bolso” fez parte da disciplina “Prática de Gestão I”, na aplicação da metodologia “Problem Based Learning”.

A partir da observação empírica de temas cada vez mais recorrentes acerca da saúde financeira e como esta impacta diretamente na posição do ser humano na sociedade, surgiu o interesse na pesquisa/ação sobre educação financeira como uma alternativa para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

De forma subjacente, temos o enfoque no desenvolvimento do senso de poder pessoal e compartilhamento de conhecimentos visando a sua multiplicação por toda a rede de mulheres em contínua constituição.

Para colocar a ideia em prática, firmamos parceira com a Associação Cunhã Coletivo Feminista, ONG fundada em 1990, que é referência em realização de ações voltadas às mulheres, atuando em todo o estado da Paraíba.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no seu instagram @donasdobolso