Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para participação nas atividades do Projeto de Extensão "Mulher, Economia e Solidariedade"

publicado: 13/01/2022 14h04, última modificação: 13/01/2022 14h04

Projeto de Extensão "Mulher, Economia e Solidariedade"

Estão abertas as inscrições para participação nas atividades do Projeto de Extensão "Mulher, Economia e Solidariedade".

O Projeto de Extensão "Mulher, Economia e Solidariedade" é coordenado em parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde) e a Universidade Federal da Paraíba, a partir das incubadoras de empreendimentos de economia solidária de cada universidade e o NUPLAR (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular - UFPB).

O projeto de extensão busca contribuir para reflexão das relações de gênero e suas interconexões no âmbito das políticas públicas de economia solidária. Tal reflexão tem como potencial constituir saberes coletivos com os/as gestores/as sobre as desigualdades de gênero, os desafios específicos enfrentados pelas mulheres e sobre a necessidade de marcos de gestão que visibilizem a experiência das mulheres organizadas nos empreendimentos de economia solidária. Assim, o projeto tem o potencial de contribuir para a construção de um diagnóstico sobre o lugar das mulheres na gestão das políticas de economia solidária.

No escopo do projeto, ofertamos uma formação, destinada às/aos gestoras/es da Bahia e Paraíba. Ela será realizada entre janeiro e abril, a partir de módulos temáticos. Os módulos acontecerão de modo virtual e têm duração de 10 horas, organizados em dois encontros virtuais e atividades complementares, conforme a programação abaixo:
Módulo 1
31/01 - Economia Feminista Solidária e a Produção do Viver.
14/02 - Participação e representação política das mulheres.

Módulo 2
28/2 e 14/03 - O Fenômeno da Violência Contra as Mulheres e os Mecanismos Institucionais de Enfrentamento.

Módulo 3
28/03 e 11/04 - Políticas Públicas para Mulheres na Perspectiva da Economia Solidária.

Módulo 4
25/04 - Assistência técnica para uma economia solidária feminista