Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Vico Melo publica, em coautoria, capítulo em livro sobre necropolítica e biopolíticas

publicado: 21/12/2023 06h00, última modificação: 21/12/2023 09h14

O professor Vico Melo, do Departamento de Gestão Pública, contribuiu para o livro "BRUTALISMOS, NECROPOLÍTICA E BIOPOLÍTICAS: Governamentalidades em quadros de guerra que tornam vidas precárias: encontros entre Michel Foucault, Achille Mbembe e Judith Butler", publicado pela Editora CRV.

O capítulo intitulado "DO IMPOSSÍVEL ESTADO-NAÇÃO ÀS EXPERIÊNCIAS DE INIMIZADE: Brasil e a mitologia do “brutalismo isolado” foi escrito em coautoria com os autores, docentes de outras instituições:

• Caio Monteiro Silva, professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e membro colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE);
  • Pedro Renan Santos de Oliveira, professor Adjunto no Departamento de Psicologia de Campos na Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Igor Monteiro Silva, professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no curso de Licenciatura em Sociologia, compondo a área de Ensino de Sociologia e Estágio.

O livro é resultado de pesquisas que emergem do desejo de pensar as práticas coletivas de resistências ao brutalismo, necropolítica, biopolítica e neoliberalismo na sociedade contemporânea que tem vivido o avanço da ultradireita no mundo e experimentado, assim, situações intoleráveis. Com efeito, este livro visa analisar os fundamentalismos, sectarismos, comunitarismos, violências do Estado, racismos, sexismos, etarismos, classismo, feminicídios, criminalizações, patologização, lógicas militarizantes das existências, crescimento de religiões associadas ao fascismo, práticas das milícias, patrimonialismos, coronelismos, corporativismos, nepotismos, golpes, ditaduras, autoritarismos e inúmeras mazelas e guerras.  Objetiva-se problematizar estas práticas e criar resistências por meio da escrita e da pesquisa, tecidas em diversas áreas e saberes com diversidade de teorias e metodologias. Os capítulos desta coletânea nacional foram produzidos por autores(as) de universidades e programas de pós-graduação de todas as regiões do país em coautoria com discentes e com outros(as) pesquisadores(as).

Para ter acesso mais informações, acesse a página do livro no site da Editora CRV.

Sobre o prof. Vico Melo:

Professor do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi professor, de 2017 a 2020, do Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuo e pesquisa principalmente nas seguintes temáticas: estudos críticos, pós-descoloniais; Capitalismo/Colonialismo Global; Necropoder/Necrolítica; Estudos Africanos; História do Sul Global; Cooperação e Relações Sul-Sul; Cooperação Brasil-Moçambique. Por fim, e não menos importante, sou professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB) e Pesquisador Associado 1 dos Instituto de Estudos da África e do Instituto de Estudos da Ásia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Currículo-Lattes: http://lattes.cnpq.br/6199070784240676