Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > "Economia e Sociedade" publica artigo de prof. Thiago Lima em parceria com professores Tullo Vigevani (Unesp) e Filipe Mendonça (UFU).

Notícias

"Economia e Sociedade" publica artigo de prof. Thiago Lima em parceria com professores Tullo Vigevani (Unesp) e Filipe Mendonça (UFU).

Instituições e política comercial nos Estados Unidos: política internacional, demandas domésticas e design institucional.

publicado: 12/05/2017 13h40, última modificação: 12/05/2017 13h40

Periódico "Economia e Sociedade", editado pela Unicamp, publica artigo do prof. Thiago Lima em parceria com professores Tullo Vigevani (Unesp) e Filipe Mendonça (UFU). Os três são pesquisadores do INCT-INEU.

Título: Instituições e política comercial nos Estados Unidos: política internacional, demandas domésticas e design institucional.

Resumo: O artigo aborda a institucionalização da política comercial dos Estados Unidos a partir de uma perspectiva histórica, dando ênfase especial aos desenvolvimentos que ocorreram a partir de meados da década de 40 até os anos 80. Para realizarmos esta tarefa, construímos uma narrativa que leva em conta os desenvolvimentos do sistema internacional e da política doméstica norte-americana. Buscamos entender como essas duas estruturas levaram a mudanças no processo de formulação de política comercial, bem como a influência dessas mudanças na política comercial em si, que se tornou menos internacionalista e mais focada na noção de fair trade.

Acesse o artigo aqui.