Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Edital- Seleção de Grupos para Simulação da Sessão de Emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre Crise dos Mísseis em 1962.

Notícias

Edital- Seleção de Grupos para Simulação da Sessão de Emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre Crise dos Mísseis em 1962.

publicado: 25/04/2017 16h14, última modificação: 25/04/2017 16h14

Edital- Seleção de Grupos para Simulação da Sessão de Emergência do Conselho de Segurança da ONU

sobre Crise dos Mísseis em 1962.

 

     Na Semana de Integração do Curso de Relações Internacionais da UFPB, os professores Mariana Baccarini, Xaman Korai e Marcos Alan Ferreira realizarão conjuntamente uma simulação da Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, quando EUA e URSS estiveram muito perto de iniciar um conflito direto durante a Guerra Fria. Para tanto, serão realizadas três atividades conjuntas: - Apresentação do filme “Treze Dias que Abalaram o Mundo” (09/05 tarde) - Mesa composta pelos professores para alguns esclarecimentos quanto ao processo decisório do Conselho de Segurança e sobre a simulação (09/05 tarde) - Simulação (em dois dias, para que os alunos das três disciplinas possam participar) (09/05 noite e 10/05 tarde).

     Assim, abrimos chamada para seleção dos grupos interessados em participar das atividades, em especial da simulação. Os prazos não serão prorrogados.

DATAS:

29/04 Prazo final para envio dos grupos para o email marianabaccarini@ccsa.ufpb.br Apontar três Estados que gostariam de representar, em ordem de preferência. Grupos de 3 ou 4 alunos. Será dada preferência para grupos mistos de alunos pertencentes às três turmas.

01/05 Definição e comunicação oficial dos grupos selecionados e respectivos Estados.

07/05 Entrega do Documento de Posição dos Estados (contexto histórico, definição do interesse dos Estados e do quanto estaria disposto a negociar).

Estados membros parte do CSNU em 1962:

Membros permanentes: Estados Unidos, União Soviética, Grã- Bretanha, França, Inglaterra

Membros não-permanentes: Chile, Gana, Irlanda, România, República Árabe Unida, Venezuela

Bibliografia Recomendada:

ALLISON, Graham, e ZELIKOW, Philip. Essence of Decision: Explaining the Cuban Missile Crisis.

2ªed. Nova York: Longman, 1999.] 

http://www.unmultimedia.org/searchers/yearbook/page.jsp?volume=1962&book page=101