Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento do livro A segurança coletiva da humanidade - Uma análise jurídico-institucional do sistema de segurança coletiva da ONU do autor Ielbo Souza

Notícias

Lançamento do livro A segurança coletiva da humanidade - Uma análise jurídico-institucional do sistema de segurança coletiva da ONU do autor Ielbo Souza

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, acontecerá uma transmissão ao vivo

publicado: 15/02/2021 14h43, última modificação: 15/02/2021 14h43
livroielbo

Olá!

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, acontecerá uma transmissão ao vivo para o lançamento do livro A segurança coletiva da humanidade - Uma análise jurídico-institucional do sistema de segurança coletiva da ONU. No evento virtual teremos a participação do autor Ielbo Souza e do professor Marcos Stefani.

A obra traça um panorama histórico e faz uma análise detalhada do sistema de segurança coletiva da ONU, que tem origem nas Conferências de Paz de Haia (1899 e 1907) e no Pacto da Sociedade das Nações (1919). Com riqueza de detalhes, o autor analisa o desenvolvimento de um sistema complexo, surgido para buscar a solução de controvérsias por meios pacíficos, como a mediação e a arbitragem, e proibir o recurso à força. Ao mesmo tempo, discute novas abordagens sobre a atuação do sistema de segurança das Nações Unidas em questões como a ajuda humanitária e o combate ao tráfico de drogas e de armas, e o faz por meio do enfoque de casos concretos, como, por exemplo, a intervenção humanitária no Kosovo. O livro traz ainda uma apreciação a respeito das perspectivas de reformas desse sistema.

Assista a live e saiba mais!

A transmissão acontecerá no canal da Editora da Unicamp no YouTube (youtube.com/c/EditoraUnicampOficial), quarta-feira, às 12h30.

Esperamos por você.