Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minicurso Concepções de Guerra e Vitória no Século XXI

Notícias

Minicurso Concepções de Guerra e Vitória no Século XXI

publicado: 26/09/2018 15h19, última modificação: 26/09/2018 15h19

     Iniciando com um breve recorrido da Teoria da Guerra de Clausewitz e como através dela podem ser pensadas as guerras contemporâneas, em meio aos debates sobre a obsolescência de seu pensamento, estimulados pela profusão de novos paradigmas que teriam, por fim, apresentar explicações mais cabíveis aos fenômenos bélicos atuais do que as teses esposadas pelo general prussiano. Porém, a permanência e até recrudescimento das relações entre Estados na década atual, com a incorporação de novas técnicas e formas de promoção da hostilidade e por que não dizer? – da imposição de vontade sobre um oponente – um tópico essencialmente clausewitiziano que não parece ter perdido sua atualidade nem mesmo com o surgimento de eventos como a militarização dos espaços digitais na rede mundial de computadores, ou ainda a ascensão de grupos não estatais capazes de fazer a guerra e lançar operações que provocam relativos danos a Estados.

     Tendo Clausewitz como ponto de partida, o minicurso se propõe a estabelecer uma reflexão sobre como é possível uma “religação” entre a prática da guerra e a Teoria da Estratégia na contemporaneidade, por meio do pensamento militar e sua conexão com a Política, elemento vital para a construção do triunfo no conflito. Através desta relação, é possível perceber como Estados e atores não estatais articulam suas forças para conflito ou atos hostis, com o uso de forças militares ou irregulares, bem como outros recursos, cibernéticos, eletrônicos ou mesmo de propaganda, no intuito de atingir os objetivos desejados.

     Da mesma maneira, é possível também entender os insucessos no uso da força nos recentes conflitos, apesar do emprego de grandes contingentes e recursos tecnológicos dos mais avançados, como veículos aéreos não tripulados, pois, dentro da reflexão proposta pelo minicurso, partem de um divórcio entre a Teoria da Estratégia e a prática da guerra, o que afeta as concepções de como a Vitória pode ser obtida nos conflitos contemporâneos.

 

Período do Evento: 03/10/2018 à 05/10/2018

Inscrições: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/GUERRAXXI