Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Iure Paiva, Vice-Chefe do DRI, tem mais um artigo publicado, desta vez na AUSTRAL - Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais.

Notícias

Professor Iure Paiva, Vice-Chefe do DRI, tem mais um artigo publicado, desta vez na AUSTRAL - Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais.

publicado: 25/04/2017 16h07, última modificação: 25/04/2017 16h07
Professor Iure Paiva, Vice-Chefe do DRI, publica artigo na AUSTRAL - Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, cujo título é "Política Nacional de Defesa e Proteção da Infraestrutura Energética Crítica no Brasil".

Resumo: O estudo desenvolvido neste texto tem como objetivo principal apresentar uma análise sobre como a proteção da infraestrutura crítica do setor de energia é tratada no âmbito da política nacional de defesa, de modo a compreender melhor como é delineada a dimensão militar da segurança energética no Brasil. Com o intuito de alcançar tal objetivo, procura-se, inicialmente, identificar quais são e onde se localizam as principais infraestruturas energéticas críticas brasileiras referentes à cadeia de petróleo, derivados e gás natural. Em seguida, verifica-se em que medida a proteção dos referidos complexos estruturais é prevista na política nacional de defesa, em especial, nos principais documentos que tratam do assunto no país. Por fim, observa-se como se dá o planejamento do poder militar ofensivo e defensivo brasileiro na prevenção e resposta a ameaças contra a infraestrutura relacionada às fontes supracitadas.

Palavras-chave: Política nacional de defesa; Segurança energética; Infraestrutura crítica