Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 10/05/2020 02h25

Breve descrição do laboratório, seus coordenadores, estrutura e processos de seleção.

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi fundado no ano de 2018 e, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas.

Com base em dados coletados, Bill Gates conclui que as pessoas com três origens serão as mais demandadas daqui em diante: ciência, engenharia e economia. "Eu penso em conhecimentos básicos de ciências, matemática, economia - muitas carreiras no futuro serão muito exigentes nessas coisas", (CNBC, Marguerite Ward, 28/12/2017).

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Sylvio Roberto Accioly Canuto: "O mundo inteiro está concentrando esforços na área de Inteligência Artificial. Em consequência dessa percepção, a USP definiu essa área como uma prioridade e está traçando ações articuladas para que as pesquisas sobre IA sejam intensificadas.", (Sala de Imprensa USP, Erika Yamamoto, 29/03/2019).

O laboratório tem como objetivos:

• Integrar verticalmente o curso de Economia (Graduação e Pós-graduação);
  • Incluir atividades complementares ao currículo dos discentes;
  • Possibilitar a inserção de discentes em programas de pós-graduação com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência, com notas 6 e 7.

O projeto conta com três coordenadores, sendo eles:

• Professor Doutor Cássio N. Besarria - (Currículo Lattes: aqui)
  • Professor Doutor Edilean K. S. B. Aragón - (Currículo Lattes: aqui)
  • Professora Doutora Maria Daniella Oliveira da Silva - (Currículo Lattes: aqui)

A estrutura do grupo pode ser definida da seguinte maneira:

quemSomos1.png

O processo de seleção para novos integrantes vai exigir uma série de requisitos, sendo estes:

• Da graduação:
  1. Estar regularmente matriculado no curso de graduação em economia;
  2. Ter conhecimento de matemática básica;
  3. Desejável conhecimento no programa LaTeX/Overleaf;
  4. Ter disponibilidade para participar dos mini-cursos de pacotes de manipulação de bases de dados (Python);
  5. Realizar prova teórica e entrevista em data estabelecida pela coordenação do grupo.