Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Boletim Macroeconômico - 4º Trimestre / 2023

Boletim Macroeconômico - 4º Trimestre / 2023

publicado: 17/03/2024 11h24, última modificação: 17/03/2024 11h24

A pesquisa sobre o cenário macroeconômico é relevante, pois ajuda a compreender o comportamento de variáveis conhecidas (por exemplo: câmbio, inflação, juros, entre outros), mas também auxilia no processo de identificação de itens subjacentes. Nesse sentido, esses dados são essenciais no processo de análise da série temporal e eventuais projeções que devem, por sua vez, corroborar na elaboração de estratégias e políticas públicas.

Seguindo essa linha de raciocínio, o presente boletim objetiva reunir, compactar e publicar informações sobre o cenário macroeconômico brasileiro, bem como apresentar indicadores relevantes para a dinâmica do desenvolvimento econômico da Paraíba. Acredita-se que essa iniciativa deve colaborar na difusão da ciência e auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão nos órgãos públicos e/ou nas organizações privadas.

Para a abordagem escolheu-se cinco elementos macroeconômicos para análise, sendo eles: PIB, taxa de inflação, taxa de juros, câmbio e mercado de trabalho. Todavia, as análises não se limitam a esses elementos, pois devem percorrer variáveis derivadas ou itens afins.

Por fim, é importante afirmar que esse boletim foi produzido pelos pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fundado no ano de 2018 e que, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas.

O boletim completo está disponível no link.