Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LABIMEC no Correio Debate - 15/05/2020
conteúdo

Notícias

LABIMEC no Correio Debate - 15/05/2020

Matéria sobre o mapeamento do Twitter no Estado da Paraíba feito pelo LABIMEC
publicado: 25/05/2020 13h22, última modificação: 25/05/2020 17h30

Mapeamento do twitter na Paraíba


O mapeamento do Twitter no Estado da Paraíba, possui o objetivo de observar as reações a nível local de toda a discussão referente a pandemia do COVID-19 e paralelamente assuntos locais que poderiam interferir a discussão ao longo dos dias 10 de maio a 14 de maio.

O sentimento foi calculado mediante machine learning. Este Cálculo mostrou um crescimento negativo e significativo ao longo da amostra, atingindo o seu ápice no último dia 13 de maio. Isso está atrelado a divulgação de que a Paraíba superou os 3.000 casos de COVID-19, além de fortes indícios que a doença está se interiorizando, devido ao aumento dos casos no interior e o receio da população com a possibilidade do esgotamento dos leitos de UTI. Na quinta-feira (14 de maio) o sentimento atingiu um ponto de inflexão aonde apresenta indícios de que será positivo ao final do dia, esse comportamento pode ser explicado por uma combinação de dois fatores: i) como a coleta ocorreu na parte da manhã, não conseguimos captar o sentimento 100% e ii) o anúncio de regras mais duras à respeito do isolamento social, com o objetivo de restringir ainda mais a mobilidade e consequentemente achatar a curva de projeção do COVID-19.

Seguindo a proposta de apresentar uma métrica de análise nova em cada qual,a wordcloud  foi um método que touxemos, que permite a visualização de um conjunto de palavras de forma hierarquizada. Cada palavra tem sua cor, tamanho e posição a partir da relevância de sua frequência na amostra textual analisada, nesse caso todos os tweets. A nuvem de palavras abaixo, nos permite ver que toda a discussão principal está centralizada na preocupação com o avanço da pandemia do COVID-19 no Estado e as notícias que vão surgindo atreladas a ela. Destaca-se as palavras: covid, pandemia, hoje, novos, casos, confirmados, hospital, testes.

Para mais informações acesse nosso Instagram.