O papel do mediador da informação tem caráter social e pode contribuir para uma maior autonomia dos sujeitos no processo de satisfação de suas necessidades informacionais. Nesse sentido, para uma atuação consciente, entende-se ser necessário desenvolver saberes informacionais para lidar criticamente com a informação considerando aspectos estéticos, políticos, éticos e colaborativos para estabelecer uma relação dialógica com o sujeito. Esse conjunto de saberes precisa ser contemplado ao longo da sua formação acadêmica. Assim, propõe-se compreender a base conceitual dos saberes informacionais no contexto da mediação da informação e seu impacto na construção do perfil do mediador da informação; investigar de que forma a mediação da informação tem sido contemplada na formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil e analisar quais os saberes informacionais voltados à construção do perfil do mediador da informação estão sendo promovidos. Os procedimentos metodológicos envolvem cinco fases: 1) Aprofundamento e sistematização das abordagens teóricas dos saberes informacionais no contexto da mediação da informação; 2) Busca e seleção dos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia; 3) Estudo documental e aplicação de questionário; 4) Análise, interpretação dos dados coletados e 5) discussão e divulgação dos resultados. O principal impacto previsto é de caráter teórico no sentido de consolidar o conceito de saberes informacionais no contexto da mediação da informação. A perspectiva deste estudo é contribuir para a formação acadêmica de arquivistas e bibliotecários, sobretudo, no que diz respeito à construção de um perfil mais qualificado e consciente para atuar como mediador da informação, além de produção científica (artigos e papers) para divulgação dos resultados.