O cenário brasileiro da Educação Superior enfrenta problemas relacionados ao processo de ensinoa prendizagem. Sem dúvida, o grande objetivo dos educadores é que esse processo de ensino e aprendizagem melhore de forma contínua. Em qualquer processo, para verificar se houve melhorias, é necessário instrumentos de medição e avaliação, como também que se estabeleçam ações preventivas e corretivas a fim de tratar os inúmeros problemas que se apresentam. O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo de avaliação de desempenho de alunos de graduação em atividades acadêmicas apoiado nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tomando como estudo de caso os alunos do curso de arquivologia da UFES. Para avaliar o conhecimento dos alunos serão aplicadas diversas avaliações online, utilizando o apoio do ambiente virtual Moodle. As avaliações serão compostas de questões do ENADE (que é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES), questões relacionadas às disciplinas do curso, como também questões de Interpretação de Texto e Raciocínio Lógico. Com base nos resultados das avaliações será elaborado um plano de ação que consistirá em um ciclo iterativo de coleta de dados, avaliação dos resultados e tomada de ações (preventivas ou corretivas), com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO (2013 -2015)
- Autor do post:Barbara Diniz
- Post publicado:23/04/2025
- Categoria do post:Docente / Projetos de pesquisa
- Comentários do post:0 Comentário
Tags: Ensino superior, Graduação em Arquivologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)