A presente pesquisa visou a análise dos processos de gestão utilizados em hospitais universitários, estabelecendo opções de gerenciamento e comparando as técnicas e procedimentos existentes. Como objetivo geral, pretendeu-se analisar o gerenciamento de arquivos médicos das Universidades Federais do Sul do país, sendo escolhidas a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pretendeu-se também compreender os conceitos básicos, legislação e questões relativas ao gerenciamento de arquivos médicos; analisar a existência de intervenções arquivísticas nos acervos; analisar pessoal envolvido nas atividades dos acervos, qualitativa e quantitativamente; analisar o gerenciamento do arquivo de prontuários médicos e administrativo hospitalar; analisar e comparar os processos implantados pelas universidades; analisar a existência das Ferramentas de Gestão Arquivística, assim como a Gestão Eletrônica de Documentos – GED; e finalmente, propor melhorias, caso sejam necessárias. A importância deste trabalho justificou-se pela necessidade de se criarem padrões gerenciais de informação e documentação dentro de instituições públicas de ensino, uma vez que suas atividades são basicamente idênticas. Observou-se neste trabalho, que é possível a padronização do gerenciamento documental entre Hospitais Universitários Federais, desde que seus administradores disponibilizem meios e que a utilização do prontuário eletrônico é uma realidade iminente.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17894