MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DO ACERVO DOCUMENTAL DAS AÇÕES CONJUNTAS DA UFSC E EPAGRI NO DESENVOLVIMENTO DA MARICULTURA NA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS (2018 – 2020)

Integrantes: Aline Cardozo Pereira Cezar Karpinski – Coordenador / Aime Rachel Magenta Magalhaes – Integrante / José Luiz Pedreira Mouriño – Integrante / SARITA LOCKS DE SOUZA – Integrante / Vinicios Manuel Kloeckner – Integrante / Nayara Juliana Coelho Souza – Integrante.

O projeto visa mapear e diagnosticar os documentos que foram gerados nas ações conjuntas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa em Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) para o desenvolvimento da maricultura na região da grande Florianópolis – SC. A metodologia consiste no levantamento e diagnóstico do acervo que se encontra disperso nas duas instituições, a partir das técnicas da avaliação documental arquivística. O projeto se justifica pela demanda institucional e social de uma gestão documental integrada que facilite a recuperação e o acesso às informações científicas, burocráticas e históricas que compõe o acervo. Como resultado espera se a identificação tipológica documental, sua localização nas instituições e, principalmente, a elaboração de um plano de gestão documental que integre ações de classificação, descrição, guarda e acesso. Além disso, os dados do levantamento servirão para a elaboração de um catálogo que servirá, num primeiro momento, como instrumento para localização da informação. Entende-se que o mapeamento e o diagnóstico das tipologias documentais constantes neste acervo constituem a memória de um dos programas institucionais de maior impacto socioeconómico do Estado de Santa Catarina, favorecendo a escrita de sua história. Além disso, essa ação de extensão proporcionará a preservação da informação histórica sobre a maricultura em Santa Catarina, se estendendo para além da Universidade Federal de Santa Catarina, uma vez que o projeto se tornou referência internacional desta prática..

Deixe um comentário