Você está aqui: Página Inicial > Contents > Internacionalização > Professor Anielson Barbosa desenvolve atividades de pesquisa na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal)

publicado: 03/12/2019 16h07, última modificação: 03/12/2019 16h16

A missão de pesquisa empreendida pelo professor Anielson na Espanha e em Portugal envolveu o subprojeto aprovado pelo Programa de Internacionalização da CAPES – PrInt, intitulado: “As relações entre as competências socioemocionais, a eficácia docente e o ambiente de aprendizagem de alunos de graduação em Administração”, o qual teve relação com o tema “território da diversidade: educação, linguagens, mediações culturais e políticas públicas”. Neste âmbito, buscou compreender o ambiente de aprendizagem dos alunos tanto do Brasil quanto da Espanha, e entender como as dimensões físicas, sociais, emocionais e tecnológicas desses ambientes e suas relações com as competências dos estudantes poderiam impactar nos processos de ensino e aprendizagem.

A missão ocorreu durante o período de 04 a 25 de novembro de 2019, no qual o professor desenvolveu atividades como apresentação de projeto de pesquisa, elaboração de artigo, reuniões acadêmicas, dentre outras trocas de experiências sobre o tema na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e no ISEG – Instituto de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. (Portugal).

Especificamente, o professor apresentou seu projeto de pesquisa “Implicações do Ambiente de Aprendizagem na Formação de Estudos de Cursos de Graduação em Administração: um estudo comparado entre Brasil, Espanha e Portugal”, que tem apoio financeiro do CNPq por meio do Edital Universal 2018, e conta ainda com a participação de alguns professores da Espanha e de Portugal.

O resultado desta missão de pesquisa foi a elaboração do artigo “Implications of Emotional Intelligence in well-being and engagement: a study with Graduate Professors’ from Brazil”, que tem a coautoria do professor Rafael Garcia Ros, da Faculdade de Psicologia, da Universidade de Valência. No dia 25 de novembro, a missão foi concluída com a viagem de retorno do professor Anielson ao Brasil. Segundo o docente, considerando o conjunto de atividades realizadas e os resultados obtidos, a missão alcançou o seu objetivo de desenvolver atividades com pesquisadores internacionais, por meio de atividades de pesquisa e do fortalecimento das atividades entre os grupos de pesquisa e pesquisadores envolvidos. Evidência disso é que em 2020 as professoras Lourdes Canós-Darós e Eloina Félix realizarão uma missão de pesquisa para a UFPB.