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Grupos de Pesquisa

por PGPCI publicado 29/10/2019 13h23, última modificação 03/08/2023 11h31
Núcleo de Estudos Qualitativos em Administração - NEQUA
Os estudos qualitativos na área de administração têm experimentado um notável crescimento nos últimos anos. No entanto, ainda há a necessidade de ampliar os esforços dos pesquisadores para aprofundar as metodologias e explorar as técnicas mais apropriadas para cada objeto de investigação. O objetivo primordial do NEQUA é realizar estudos e pesquisas qualitativas voltadas à gestão de pessoas e à sustentabilidade em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Essa abordagem abrangente possibilitará contribuições significativas para o avanço do conhecimento nessas áreas cruciais da administração. Dessa maneira, esse grupo representa uma oportunidade promissora para fortalecer e aprimorar as pesquisas qualitativas no campo da administração pública, privada e do terceiro setor, enriquecendo o entendimento e as práticas relacionadas à gestão de pessoas e sustentabilidade nas diversas organizações.
Coord.: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo
Vice Coord.: Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
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Núcleo de Estudos em Relações Estado-Sociedade e Políticas Públicas - NESPP
Criado em 2013 por docentes vinculados ao Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o NESPP reúne pesquisadores da própria instituição (docentes, discentes de pós-graduação e graduação e egressos) e pesquisadores de outras instituições que desenvolvem pesquisas e reflexões sobre democracia, participação social, relação Estado-sociedade e políticas públicas. Missão do NESPP: produzir conhecimento científico sobre as relações entre Estado e sociedade no processo de políticas públicas, e contribuir para sua aplicação pelos atores comprometidos com o projeto de construção da democracia com participação social.
Coord.: Lizandra Serafim 
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Grupo de Estudos para Paz, Ética e Relações Internacionais
O objetivo do grupo é fomentar o estudo, pesquisa e análise em torno da temática da Paz e Ética nas relações internacionais contemporâneas. Almeja-se discutir o tema em duas vertentes: teórica e estudos empíricos. Quanto a abordagem teórica, espera-se debater as vertentes que tratam paz e ética sob diferentes óticas, passando pelas teorias clássicas – como são os casos das abordagens kantianas e iluministas – e as contemporâneas (como as abordagens galtungianas e da Escola Galesa de Estudos de Paz). Já em termos empíricos, o grupo espera promover pesquisas que analisem casos de como a ética e a paz são colocadas em prática no campo internacional – como são os casos, por exemplo, das ações de não-violência, o engajamento no debate sobre justiça global, dentre outros.
Coord.: Prof. Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira
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A fome é flagelo persistente que vitima centenas de milhões de pessoas a despeito da possibilidade técnica de eliminá-la. Partindo do instrumental teórico e analítico das Relações Internacionais, o grupo se dedica a estudar e pesquisar os impactos das decisões de produção e distribuição internacional de alimentos em questões relativas à fome e à segurança alimentar. 
Coord.: Prof. Thiago Lima
Contato: FomeRI / tlima@ccsa.ufpb.br 
Site: https://www.fomeri.org/
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Rede de Estudos Agroalimentares Internacionais - REDAGRI

A REDAGRI tem como objetivo conectar agendas de pesquisa que vinculem questões Agrárias, Alimentares e de Relações Internacionais a partir de uma perspectiva Crítica e multidisciplinar. Para isso, reúne pesquisadores, pesquisadoras e ativistas interessados em dialogar sobre Ensino, Extensão e Pesquisa de temas correlatos no Brasil e no exterior.
Coord.: Prof. Thiago Lima
Contato: tlima@ccsa.ufpb.br 

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NAC tem como objetivo fortalecer a interação entre pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa e também com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, por meio de uma agenda de pesquisa para direcionar estudos em nível de graduação e pós-graduação nas temáticas propostas para o grupo, voltados para a produção intelectual e formação acadêmica, científica e tecnológica envolvendo aprendizagem e conhecimento.
Coord.: Prof. Anielson Barbosa da Silva e Marcelo de Souza Bispo
Contato: nac@ccsa.ufpb.br / nacufpb@gmail.com
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Aplicação de metodologias quantitativas ao estudo do Estado em ação e das dinâmicas de execução de políticas públicas nas três esferas do poder executivo: municipal, estadual e nacional. O grupo também se volta para o estudo da desigualdade nos diferentes entes governamentais. Suas linhas de pesquisa são: 1. Economia política; 2. Métodos quantitativos aplicados ao estudo das políticas públicas e da gestão governamental. 
 
Coord.: Prof. Italo Fittipaldi 
Contato: italofittipaldi@gmail.com
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O Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo - LabGov é um ambiente promotor de inovação pública que desenvolve projetos de inovação, pesquisa, ensino e extensão, no âmbito do Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores (Portaria MCTIC nº 6.762/2019) e do Marco Legal da Inovação (Lei nº 10.973/2004), relacionados a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n⁰ 14.133/2021), a Lei da Eficiência Pública (Lei n⁰ 14.129/2021), a Lei das Estatais (Lei n⁰ 13.303/16), a Lei das Parcerias Público-Privadas (Lei n⁰ 11.079/04), a Lei das Concessões e Permissões de Prestação de Serviços Públicos (Lei n⁰ 8.987/95) e ao Decreto da Governança Pública (Decreto Federal n⁰ 9.203/2017), que contribui para elevar a capacidade de gestão das políticas públicas em favor do desenvolvimento regional econômico e social sustentável.
Coord.: James Batista Vieira
Vice coord.: Rodrigo Barreto, Juliana Moreira, Maria Daniella de Oliveira, Carla Calixto
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Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social
O objetivo geral do Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social (MIS) é promover discussões teóricas, desenvolver pesquisas e ações de formação em marketing que envolva o escopo da troca, dos sistemas de marketing e o impacto das ações de marketing na sociedade. Na linha de pesquisa 1 objetiva-se discutir os elementos que envolvem a troca em marketing, com o foco na análise ética das externalidades oriundas da relação entre os agentes diretos e indiretos do sistema de marketing. A linha de pesquisa 2 tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir com o aprimoramento das atividades de marketing do interesse social. Nesta perspectiva, serão realizados estudos de marketing social e de marketing para organizações sociais.
Coord.: Stéphanie Ingrid Souza Barboza
Contato: stephanieisb@gmail.com