Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atena Editora publica livro com dois capítulos de discentes e egressos do PGPCI

Atena Editora publica livro com dois capítulos de discentes e egressos do PGPCI

Livro: Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas 2
publicado: 31/08/2020 10h56, última modificação: 31/08/2020 10h56

Capítulo 6 - CIDADES SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DOS INDICADORES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

Por Juliana Morais da Silva Souza; Erbenia Lourenço de Oliveira; Heverton Felinto Pedrosa de Melo; Marucelle de Alcântara Bonifácio.

Resumo:

O artigo busca identificar se há e quais são os indicadores utilizados pela cidade de João Pessoa para se adequar à noção de sustentabilidade que emerge na década de 1980 e se consolida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Agenda 2030. A pesquisa é qualitativa e exploratória e as técnicas utilizadas são a análise bibliográfica e documental para compor um estudo de caso. Como resultado, identificou-se 117 indicadores desenvolvidos pela metodologia da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) que se adequam com os frameworks adotados a nível internacional e que são compatíveis com o ODS 11 que trata de cidades e comunidades sustentáveis. O framework adotado por João Pessoa é semelhante aos dos demais ao redor do mundo. Ao comparar os indicadores desenvolvidos pela metodologia ICES com o ODS 11, verifica-se que todas as metas elencadas nesse ODS têm aspectos que são passíveis de mensuração pelos indicadores criados pela metodologia ICES.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.

-

Capítulo 11 - EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS E SUAS INTERFACES COM A VALORIZAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO ASSOCIATIVO: O CASO DA ECOLANCHES

Resumo:

O presente trabalho consiste em uma análise do empreendimento Espaço Solidário Ecolanches, com o fito de demonstrar a importância das políticas públicas de economia solidária para mulheres, que estimulam à construção de um conhecimento coletivo mediante práticas de combate à exclusão social, precarização do trabalho e geração de renda. O estudo compreende uma abordagem qualitativa com foco exploratório e descritivo, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Enfatiza-se a atuação das universidades e incubadoras de economia solidária na estratégia de desenvolvimento local, por meio de políticas democráticas emancipadoras que ajudam as mulheres envolvidas na reativação de suas capacidades de ação e constroem novos campos de interação social. A análise extraída verificou que a Ecolanches pratica uma gestão democrática benéfica para a comunidade universitária, empodera e dignifica as mulheres, incentiva as potencialidades locais, gera trabalho e garante a alimentação saudável.

Por Heverton Felinto Pedrosa de Melo; Marucelle de Alcântara Bonifácio; Juliana Morais da Silva Souza; Erbenia Lourenço de Oliveira; Mariéli Barbosa Cândido.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.