Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Editora UFPB publica livro do Professor Marcos Alan S. Vahdat Ferreira

Editora UFPB publica livro do Professor Marcos Alan S. Vahdat Ferreira

Título da obra: Análise de Política Externa em Perspectiva: Atores, Processos e Novos Temas
publicado: 02/12/2020 22h00, última modificação: 09/12/2020 08h29

A Editora UFPB publicou e-book do professor Marcos Alan S. V. Ferreira.

A obra, cujo título é "Análise de Política Externa em Perspectiva: Atores, Processos e Novos Temas" pode ser acessada no link: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/647

Sinopse do livro:

Conforme cada finalidade no ambiente externo, as ações do Estado se cristalizam em políticas concretas perante outros países e organismos internacionais que refletem o comportamento do mesmo no sistema internacional. O estudo dessas ações políticas no ambiente internacional tem sido objeto de amplo exame dentro da subárea das relações internacionais denominada Análise de Política Externa (APE).

No caso da política externa brasileira, já há um consolidado conhecimento acumulado sobre sua análise e formulação. Sobressaem aqui análises clássicas e também da nova geração, dentre os quais se destacam acadêmicos como Amado Cervo, Clodoaldo Bueno, Henrique Altemani, Octavio Amorim Neto, Guilherme Casarões, Carlos Milani, Tullo Vigevani, dentre outros. Ainda, há um corpo de conhecimento consolidado proveniente de oficiais do Itamaraty, como os estudos de Paulo Roberto de Almeida, Rubens Ricúpero e Celso Amorim.

Não obstante, há apenas uma obra que revisa os preceitos básicos da APE no Brasil. Esta obra, publicada em 2000 pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ariane Roder Figueira, fundamenta sua boa análise se debruçando fortemente no caso brasileiro, intercalando introdução de conceitos e repasse de casos do país no decorrer de sua história.

Contudo, a literatura de Relações Internacionais no Brasil carece de uma obra introdutória focalizada fundamentalmente na história, no desenvolvimento do conceitos e dos debates mais relevantes da disciplina de Análise de Política Externa.

Diante desta lacuna na literatura, esta obra se coloca como uma singela contribuição para o fomento das pesquisas em APE. Longe de ser uma exaustiva revisão de literatura sobre a temática, os oito capítulos que aqui seguem almejam contribuir na popularização da discussão desta importante temática na academia brasileira, assim como fornecer elementos introdutórios e históricos para que estudantes e pesquisadores possam situar a inserção da APE nas Relações Internacionais e Ciência Política. Partimos de uma reconstrução histórica, para logo apresentar os diferentes caminhos que a área desenvolveu examinando instituições e indivíduos até chegar nos estudos mais contemporâneos que dialogam com o feminismo, a religião e a biologia.

Assim, a obra não se coloca como palavra última e exaustiva no campo, mas sim como um cartão de visita estruturado que permita a exploração posterior das obras que dão corpo à disciplina de Análise de Política Externa. Logo, ressalto ao/á leitor/a que pode ser natural uma sensação de que algo mais poderia ser dito sobre determinados debates aqui apresentados. Isto é proposital. Quando me refiro que a obra é um convite para interessados e acadêmicos em APE, quero dizer que o livro cumprirá seu propósito se seu caráter introdutório servir para que o/a leitor/a saia da obra para explorar a riqueza dos estudos clássicos e contemporâneos que estruturam a fascinante e multidisciplinar área de APE.