Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ENAP publica o livro "Desenvolvimento de carreiras por competências", escrito por Anielson Silva, Ana Kruta Bispo e Simone Ayres

publicado: 07/09/2019 13h04, última modificação: 07/09/2019 13h04

A Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com a Sociedade Brasileira de Administração Pública, publicou o livro "Desenvolvimento de carreiras por competências", escrito pelos docentes do PGPCI, Anielson Barbosa da Silva e Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, e pela professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Simone Maia Pimenta Martins Ayres.

O livro discute uma abordagem de carreira no serviço público centrada no desenvolvimento de competências profissionais, coma intenção de indicar a necessidade de pensar a carreira como um itinerário formativo, de desenvolvimento de competências no contexto da ação profissional. Além disso, destaca que a carreira no setor público também pode ser vinculada ao desenvolvimento de competências gerenciais, de modo a contribuir para a qualificação de servidores para o exercício de cargos de gestão a partir de programas de formação de gestores públicos.

O livro está estruturado em cinco capítulos. Os três primeiros focalizam as bases teóricas que fundamentam a gestão de carreira e a gestão por competências no setor público, e os dois últimos apresentam uma abordagem mais aplicada sobre como promover o desenvolvimento de carreiras por competências.

O livro pode ser baixado aqui.