Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Instituto Nacional de C&T para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) irá financiar, nos meses de fevereiro e março de 2020, pesquisa de campo realizada por discente do PGPCI

Erbenia Lourenço realizará a pesquisa em Washington D.C.
publicado: 28/01/2020 15h23, última modificação: 19/02/2020 10h21

Após submissão e aprovação de projeto de financiamento junto ao INCT-INEU, a discente do PGPCI, Erbenia Lourenço, irá realizar pesquisa de campo na capital estadunidense, Washington D.C., nos meses de fevereiro e março de 2020.  A pesquisa de campo, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Lima e que tem como título “A estrangeirização de terras nos EUA e a cooperação transnacional dos movimentos sociais contra o fenômeno do land grabbing”, faz parte de um projeto de longo prazo que tem como objetivo estudar o fenômeno da estrangeirização de terras, assim como as reações sociais ao fenômeno, em um país desenvolvido.

No estágio atual da pesquisa, que é caracterizada pela coleta de dados in loco, a missão tem como principal objetivo a realização de entrevistas semiestruturadas junto a organizações e movimentos sociais rurais que atuam transnacionalmente contra as externalidades geradas pela estrangeirização de terras, fenômeno que também ficou conhecido como land grabbing ou aquisição transnacional de terras. Espera-se que a pesquisa de campo ajude a compreender como os atores domésticos dos EUA, considerado o país hegemônico do sistema internacional, buscam estabelecer alianças com estrangeiros, sobretudo países em desenvolvimento, e com quais objetivos.

As organizações selecionadas para realização das entrevistas são, principalmente, membros oficiais da US Food Sovereignty Alliance (USFSA), uma aliança norte-americana que busca difundir os princípios da soberania alimentar por meio da cooperação transnacional com movimentos rurais internacionais. A USFSA pode ser considerada como a principal demonstração de cooperação transnacional dos movimentos sociais contra o land grabbing e, o do ponto de vista da Gestão Pública, congrega atores relevantes na fase de elaboração e implementação de políticas públicas. A missão da pesquisa de campo também inclui a coleta de dados em universidades e bibliotecas da capital norte-americana, a exemplo da George Washington University e da Library of Congress, que possuem pesquisas relacionadas ao tópico.