Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Periódico Nau Social (UFBA) publica "Um Panorama Teórico do Campo de Públicas no Brasil: A Agenda de Estudos Sobre Estado e Políticas Públicas" de Jaedson Gomes dos Santos.

publicado: 01/11/2019 11h28, última modificação: 01/11/2019 11h29

Título: "Um Panorama Teórico do Campo de Públicas no Brasil: A Agenda de Estudos Sobre Estado e Políticas Públicas" Nau Social, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, V. 10 n.19 (2019), ISSN: 2237-7840.

Autores:  Francymonni Yasmim Marques de Melo, Jaedson Gomes dos Santos

ResumoO campo de públicas no Brasil é marcado pela inter, multi e transdiciplinariedade que enriquece e flexibiliza a área, mas que também pode gerar efeitos adversos, como a dificuldade de estabelecimento de uma identidade. Diante disso, este artigo baseou-se no levantamento bibliográfico e sistematização de obras consolidadas na produção acadêmica nacional e internacional, objetivando estabelecer um panorama teórico geral sobre grandes temas basilares para estudos do campo de públicas, sobretudo o campo de Estado e politicas públicas, permitindo ao leitor de outras áreas, gestores e estudantes que pretendem ingressar, ou que já ingressaram em alguns dos diversos cursos do campo, um contato inicial com estes temas a partir de um único texto. A partir do levantamento da literatura, percebeu-se que os estudos de políticas públicas realizados no Brasil, ainda que possuam diferentes arsenais teóricos e focos empíricos, apresentam interseções conceituais que são introdutórias e fundamentais para a compreensão de temas mais profundos e complexos presentes na agenda do campo e, paralelamente, percebeu-se que há ainda carência de estudos nacionais em temas profundamente difundidos na literatura internacional.