Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário: Experiências práticas de Gestão Pública e Cooperação Internacional
conteúdo

Notícias

Seminário: Experiências práticas de Gestão Pública e Cooperação Internacional

Técnicos e Consultores do Ministério da Saúde da FUNASA vêm à UFPB discutir ações de cooperação internacional recebida e prestada nas áreas Saúde Pública e Saúde Ambiental
publicado: 19/11/2018 10h38, última modificação: 06/02/2019 10h58

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) realiza de 26 a 28 deste mês, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o “Seminário: Experiências Práticas de Gestão Pública e Cooperação Internacional”. O evento é aberto ao público com direito a emissão de certificado de 4 horas para os participantes.

 O Seminário vai discutir casos práticos de cooperação internacional em Saúde Pública e em Saúde Ambiental a partir da perspectiva de gestores e consultores alocados no Ministério da Saúde. Serão abordados os desafios concretos da gestão pública nesse campo, assim como os custos e os benefícios de se desenvolver e executar políticas públicas com parceiros estrangeiros.

 Podem participar alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de administração, gestão pública e cooperação internacional.  O seminário é organizado pelo Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC).

 As inscrições podem ser feitas pela página: www.saad.net.br.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/11/18

18h15: Abertura do Evento

18h30-19h30: Mesa-Redonda: Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018)

Expositores/Temas:

- Indiara Gonçalves (Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no Ministério da Saúde): AISA: a história rumo à atuação multilateral

- Jorge Ramalho (Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no Ministério da Saúde): Programa Mais Médicos e a cooperação trilateral Brasil-OPAS-Cuba para o fortalecimento da atenção básica no SUS

19h30-20h: Coffee Break

20h-21h30: Mesa-Redonda: "Saúde Ambiental e Cooperação Técnica Internacional: O Brasil como recebedor e promotor de soluções"

Expositores/Temas:

- Michelle Correia (Coordenadora de Cooperação Técnica Internacional da FUNASA): A atuação internacional da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

- Isabela Moreira (Consultora de Cooperação Técnica Internacional da FUNASA): A Cooperação Brasil-Haiti para fornecimento de água limpa.

- Valdilene Siqueira (Consultora de Cooperação Técnica Internacional da FUNASA): A Cooperação Suíça-Brasil para saneamento básico em zonas rurais.

21h30-22h: Debate e Encerramento

 

Dia 27/11/2018

14h-18h: Reunião de Trabalho: Discussão com docentes da UFPB sobre rotinas e desafios da prática da cooperação internacional

Obs: A atividade não é aberta ao público em geral, mas apenas aos docentes da UFPB.

 

Dia 28/11/2018

14h-18h: Oficina de produção de Casos Para Ensino e Artigos Tecnológicos da AISA e FUNASA

Obs: A atividade não é aberta ao público em geral, mas apenas a professores e mestrandos do PGPCI, Doutorandos do PPGA e Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC.

 Contatos: tlima@ccsa.ufpb.br / pgpci@ccsa.ufpb.br; telefone: (83) 3216-7728.