Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Apresentação

Apresentação

por danielrocha publicado 14/12/2015 10h54, última modificação 14/09/2016 09h53

No Brasil, em particular nas regiões Norte e Nordeste, há carência de profissionais com formação ampliada e aprofundada na gestão das organizações públicas, bem como na implementação, condução e avaliação das políticas públicas. Adicionalmente, e considerando que estas atividades não mais estão restritas aos ambientes locais, é necessário que sejam formados profissionais com uma visão ampla do cenário global, no qual se estabelecem as relações entre os diferentes atores e agentes envolvidos nos projetos, ações e políticas públicas.

Com base nestes pressupostos, ao inserir o componente da Cooperação Internacional em diálogo com a Gestão Pública, espera-se contribuir com uma formação singular que permita ao egresso compreender como o Estado contemporâneo interage de maneira ímpar com as esferas internacionais de governança. Trata-se de compreender e analisar como, no mundo atual, uma enormidade de políticas públicas domésticas surge a partir de iniciativas dialogadas em foros internacionais. Exemplos são as políticas efetivadas por nações desenvolvidas e em desenvolvimento no setor de saúde, capitaneadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no setor alimentar e agrícola, lideradas pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), na área de desenvolvimento, influenciadas por diversas instituições como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e o Banco Mundial. Ainda, esta proposta proporcionará também ao egresso a possibilidade de compreender as políticas públicas efetivadas a partir dos organismos internacionais, tais como ações humanitárias em regiões assoladas por conflitos armados, políticas de assistência alimentar para zonas de extrema pobreza, cooperação técnica a governos e Estados, dentre outras políticas públicas efetivadas e gerenciadas por agências internacionais para fortalecimento estatal.

As áreas acadêmicas de gestão pública e de cooperação internacional, assim como as demais áreas, foram atingidas pelas mudanças de paradigmas acadêmicos, científicos e operacionais do final do século XX e início do século XXI. Logo, adotar pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos de uma visão acadêmica adequada à contemporaneidade é fundamental para o êxito das ações vinculadas à gestão pública e aos processos de cooperação internacional. Nesse sentido, a criação do PGPCI justifica-se pela possibilidade de contribuir com a formação de profissionais para atuação em nível superior (algo particularmente necessário ao Nordeste, dada a grande expansão da rede de educação superior e a carência de docentes com nível de mestrado e doutorado) e para o desenvolvimento de pesquisas avançadas (considerando a possibilidade de construção de projetos de pesquisa interdisciplinares, que reflitam sobre a dimensão regional sem perder a referência do cenário global.

Coordenador: James Batista Vieira

Vice Coordenadora: Aline Contti Castro

Contato: pgpci@ccsa.ufpb.br

Tel: (83) 3216-7728

Endereço: Programa de Pós-Graduação e Gestão Pública e Cooperação Internacional. Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Sala CCSA 101. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Campus Universitário, João Pessoa, PB. CEP 58.051-900