Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > O Programa > Apresentação

Apresentação

por PPGCC publicado 17/12/2015 07h58, última modificação 19/12/2015 15h37

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), surgiu da cisão ocorrida em 2014 do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN (MULTI).

A criação do MULTI, no ano 2000, se deu pela reunião de professores da UnB, UFPB, UFRN e, em sua primeira versão, da UFPE. O MULTI ofertou o primeiro Curso de Mestrado em Ciências Contábeis das regiões Centro-Oeste e Nordeste. A UFPE foi a primeira instituição a se desvincular do MULTI, devido ao alcance do número suficiente de professores para manter sozinha um programa de pós-graduação.

Em 2007, o MULTI obteve da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a aprovação do primeiro Curso de Doutorado em Ciências Contábeis das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Em 2014, as três instituições remanescentes do MULTI, constatando terem os recursos para individualmente conduzirem um programa próprio, decidiram, em comum acordo, cindir o referido Programa. No mês de dezembro do mesmo ano, a CAPES aprovou as propostas de criação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis (nota 4) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assim, a UFPB dá continuidade aos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis do MULTI na região Norte/Nordeste.

A partir de 2015, as três IFES (UnB, UFPB e UFRN) lançam seus programas de pós-graduação em Ciências Contábeis de forma independente. Cabe ressaltar que as referidas IFES continuam a manter as atividades do MULTI, até a vigência do protocolo firmado pelos reitores, período de tempo este suficiente para a conclusão do curso por todos os discentes atualmente matriculados no MULTI. É importante ressaltar, ainda, que as três IFES manterão uma cooperação acadêmica entre os 3 novos PPGs em Ciências Contábeis.

Portanto, o PPGCC/UFPB passa a ofertar curso de Doutorado exclusivamente em Ciências Contábeis na região Norte/Nordeste, até o presente momento. A equipe de professores e técnicos-administrativos do PPGCC/UFPB continuará torcendo e contribuindo para a formação de mais centros de pesquisa na região Norte/Nordeste, bem como o surgimento de novos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis.