Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > O Programa > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

por PPGCC publicado 19/12/2015 15h41, última modificação 17/07/2017 13h27

LINHAS DE PESQUISA

O PPGCC possui três linhas de pesquisa, com ênfases em determinadas subáreas do conhecimento da Contabilidade e que caracterizam o campo de atuação dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

 Linha 01: Informação Contábil para Usuários Internos

Tem por finalidade desenvolver estudos sobre sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento, controle e tomada de decisão das organizações. As áreas conceituais de base se referem principalmente à Controladoria; Controle Gerencial; Avaliação de Desempenho; Contabilidade Gerencial; Gestão Estratégica de Custos; Controladoria Governamental; Custos para o Consumidor; Análise de Custos de Concorrentes; Contabilidade e Análise de Custos; Planejamento e Controle Orçamentário; Controle Gerencial nas Organizações; Tecnologia e Sistemas de Informação e Avaliação de Projetos de Investimentos.

 Linha 02: Informação Contábil para Usuários Externos

Objetiva identificar, avaliar e propor soluções baseadas em aspectos conceituais e/ou empíricos relacionados à identificação, mensuração e divulgação da informação contábil, bem como abordar o funcionamento dos mercados financeiros e as decisões financeiras das empresas e dos indivíduos. A linha aborda temas sobre Teoria da Contabilidade; Contabilidade Societária; Contabilidade Internacional; Regulação Contábil; Relatórios de Sustentabilidade; Finanças Corporativas; Mercado Financeiro; Avaliação de Empresas (Valuation); Gestão de Riscos; Investimentos; Governança Corporativa e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.

 Linha 03: Informação Contábil para o Setor Público

Objetiva desenvolver estudos sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Mais especificamente, busca-se explorar todo o arcabouço teórico relacionado à estrutura conceitual e demais normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, ressaltando o desafio de implementação no Brasil e experiências internacionais. A linha aborda temas sobre Orçamento e Finanças Públicas, Análise Financeira Governamental; Controladoria e Auditoria no Setor Público; Prevenção de Fraude e Gestão no Governo e Governança no Setor Público.