Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Destaques do PPGCC no XVI USP Conference

Destaques do PPGCC no XVI USP Conference

O PPGCC/UFPB teve importante participação no XVI USP International Conference in Accounting, sendo destaque no número de artigos apresentados e prêmios recebidos
publicado: 03/08/2016 17h08, última modificação: 03/08/2016 18h15

Discentes e docentes da UFPB

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve importante participação no XVI USP International Conference in Accounting, anteriormente denominado Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Essa Conferência tem recebido cada vez mais palestrantes internacionais, tendo sido realizado na FEA/USP, entre os dias 27 e 29 de julho de 2016.

O PPGCC/UFPB foi representado por docentes e discentes, tanto na apresentação de artigos científicos, como na participação de mesas redondas e na discussão de trabalhos. No total, foram apresentados 15 (quinze) trabalhos de alunos do mestrado, do doutorado e/ou docentes.

Confira abaixo alguns destaques:

ARTIGOS PREMIADOS

Dos 14 prêmios de melhor artigos científico de cada área temática, a UFPB concorreu a 4 deles, sendo premiada em 3. São eles:

Congresso USP 2016 2

"Cálculo do fluxo de caixa atuarial para planos de previdência do tipo benefício definido: uma simulação na UFPB", de autoria de Marcelo Maia Diniz (recém formado em ciências atuariais pela UFPB) e Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (ex-aluno do doutorado em contabilidade e Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB), premiado como melhor artigo de iniciação científica na área de Ciências Atuariais.

"Eficiência dos gastos públicos com educação fundamental dos municípios paraibanos em função dos pareceres de julgamento de contas emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba", de autoria de Klerton de Freitas Amorim (aluno da graduação em ciências contábeis pela UFPB), Josedilton Alves Diniz (Professor do PPGCC/UFPB), Severino Cesário de Lima (UFRN) e Amanda Fernandes Amorim (Unipê), premiado como melhor artigo de iniciação científica na área de Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor.

"Análise da relação entre planejamento tributário, spin-offs corporativos e retornos anormais", de autoria de Ronaldo Rego de Araújo e Álysson Nascimento de Oliveira (ambos alunos do mestrado no PPGCC/UFPB), premiado como melhor artigo da área de Tributos.

Como menção honrosa, tem-se ainda o artigo "A competição por informações é capaz de reduzir o custo do capital próprio das empresas brasileiras?", de autoria de Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (ex-aluno do doutorado em contabilidade e Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB) e Edilson Paulo (Professor do PPGCC/UFPB), que foi indicado ao prêmio de melhor artigo na área de Contabilidade Financeira.

MELHOR AVALIADOR DA REVISTA DE CONTABILIDADE & FINANÇAS DA USP (RCF)

Anualmente a RCF premia os melhores avaliadores de cada área temática, considerando pontualidade na entrega dos pareceres, quantidade de artigos avaliados e, principalmente, qualidade dos pareceres emitidos pelos avaliadores.

Neste ano, o melhor avaliador da área temática Contabilidade Societária foi o Professor Edilson Paulo, coordenador do PPGCC/UFPB, que recebeu o prêmio das mãos do Professor Fabio Frezatti, Editor Chefe da revista.

Destaca-se que a RCF é a única revista brasileira de contabilidade listada como Qualis A2, sendo a revista melhor ranqueada no Brasil.

Congresso USP 2016 3

LANÇAMENTO DE LIVRO

Durante o evento houve o lançamento do mais novo livro do Professor Josedilton Alves Diniz intitulado “Contabilidade Pública : Análise Financeira Governamental”,  em coautoria com o Professor Severino Cesário de Lima.

Na foto abaixo os autores do livro estão presentes em sessão de autógrafos do evento.

Congresso USP 2016 4

PARTICIPAÇÃO NA MESA DE DISCUSSÕES COM OS EDITORES DE PERIÓDICOS EM CONTABILIDADE

Como último destaque, mas não menos importante, no primeiro dia do congresso houve a participação dos Professores Edilson Paulo e Orleans Martins, coordenador e vice-coordenador do PPGCC/UFPB, na mesa discussão com editores de revistas de contabilidade.
O Professor Edilson Paulo representou a ASAA, como Editor Chefe, e o Professor Orleans Martins representou a REPEC, como editor Adjunto, e a RECFIN, como Editor Chefe.

Congresso USP 2016 5