Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGCC NO HACKFEST

PPGCC NO HACKFEST

O PPGCC tem representantes no evento de tecnologia que busca integrar inúmeras forças no combate à corrupção.
publicado: 20/08/2018 14h28, última modificação: 20/08/2018 14h28

Os alunos de mestrado PPGCC fizeram parte, por duas vezes consecutivas, de equipes vencedoras do HackFest, um evento de tecnologia que busca integrar inúmeras forças no combate à corrupção. Realizado desde 2016 pelo Ministério Público da Paraíba, o evento tem munido a sociedade com ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no controle social e na prevenção da injustiça social.

Em 2017, o aluno Djones Santos participou do Hackfest como forma de extensão acadêmica, acompanhado da Professora Dra. Rossana Guerra. O que inicialmente era uma oportunidade de compreender o fenômeno social que leva os cidadãos à busca por ferramentas de prevenção, controle e combate à corrupção passou a ser uma oportunidade de contribuir com a sociedade diante dos seus anseios por uma gestão pública mais eficiente, eficaz e justa. Nesse contexto, a equipe à qual pertencia o aluno desenvolveu o “Soufiscal”.

“SouFiscal” foi proposto como uma ferramenta que promove a ampliação do poder de participação do cidadão na sociedade, que surgiu em meio a um cenário de indignação da população com os escândalos de corrupção recorrentes na mídia.  A ferramenta é um software colaborativo, onde o cidadão é o principal agente para sinalizar aos órgãos fiscalizadores sobre irregularidades nos serviços públicos oferecidos aos cidadãos, além disso, poderá acompanhar o desenrolar da sua reclamação e a efetividade e eficiência com a qual sua questão será resolvida.

Em 2018 o HackFest teve seu formato ampliado e, junto com a Virada Legislativa, teve em sua 4ª edição o lema: Por uma Sociedade Politicamente Participativa. Dessa vez, a aluna de Vanessa Rebouças, também orientanda da Professora Rossana, participou com o intuito de dar sequência à pesquisa e aceitou o desafio de contribuir com o incremento de ferramentas de controle, transparência e gestão dos gastos públicos. Junto com sua equipe, a aluna participou do desenvolvimento do “Lupa na Toga”.

O projeto proposto tem o objetivo de sintetizar e unificar informações sobre as remunerações dos magistrados de 93 tribunais do Brasil, tanto de seus subsídios como dos auxílios mensais por eles recebidos. Os dados passarão a estar organizados e disponíveis para todos, da forma mais completa possível. Serão exibidas informações sobre o valor médio mensal dos magistrados, o percentual do Teto Constitucional que é superado pelo salário real, além de alguns rankings que permitem a visualização de informações como: quais magistrados receberam as maiores remunerações em um único mês, em um mês específico, os que mais receberam determinados auxílios e quais tribunais apresentam maiores pagamentos. Informações detalhadas para cada magistrados também serão exibidas.