Você está aqui: Página Inicial > Contents > Pesquisas > Projetos de Pesquisas

Projetos de Pesquisas

por PPGCC publicado 28/12/2015 19h20, última modificação 29/12/2015 14h18
Informações acerca dos Projetos de Pesquisas desenvolvidos pelos Docentes

Principais projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento.


Linha de Pesquisa: Informação Contábil para Usuários Internos

Projeto: A mensuração de Sustentabilidade Empresarial no contexto do Agronegócio
Edital: MCT/CNPq 14/2013 Universal Docente: Aldo Leonardo Cunha Callado
Resumo: O presente projeto de pesquisa possui os seguintes objetivos: Objetivo Geral - investigar o resultado da sustentabilidade empresarial no âmbito de organizações que atuam no agronegócio por meio de aspectos das dimensões ambiental, social e econômica. Objetivos Específicos: a) a) mensurar o desempenho da sustentabilidade empresarial de organizações que atuam no agronegócio a partir de aspectos ambientais, sociais e econômicos; b) verificar quais práticas ambientais, sociais e econômicas estão sendo utilizadas por organizações que atuam no agronegócio paraibano e pernambucano; e c) comparar os desempenhos da sustentabilidade empresarial observados pelas organizações que atuam no agronegócio localizadas nos estados da Paraíba e Pernambuco. 
Projeto: Mensuração de desempenho: relações entre aspectos das organizações agroindustriais individuais, estruturas das cadeias, estratégia competitiva e hierarquia dos indicadores de desempenho
Edital: MCT/CNPq 14/2013 Universal Docente: Antônio André Cunha Callado
Resumo: A mensuração de desempenho no âmbito do agronegócio é um tema investigativo que tem recebido enorme atenção tanto de acadêmicos quanto de profissionais de mercado. No entanto, a literatura disponível ainda não apresenta elementos consolidados sobre a mensuração de desempenho no contexto de cadeias de suprimento, uma vez que a quase totalidade de estudos neste campo específico se restringe a estudos de caso. Na medida em que a competitividade passou a estar associada às cadeias de suprimento, o entendimento das relações entre a percepção das empresas que fazem parte de cadeias de suprimento sobre a importância da mensuração de desempenho de cadeias surge como um campo investigativo original e promissor. Investigar relações entre os aspectos organizacionais e estruturais referentes aos indicadores de desempenho cadeias de suprimento no âmbito de organizações agroindustriais. Esta pesquisa possui uma natureza exploratória. Para a operacionalização da pesquisa serão considerados seis grupos distintos de variáveis: aspectos associados à estrutura organizacional das empresas individuais, posição das empresas na estrutura das cadeias de suprimento, características das cadeias de suprimento, base de estratégia competitiva, posturas estratégicas e indicadores de desempenho de cadeia de suprimento. Para a Coleta de dados desta pesquisa será utilizada a técnica da entrevista estruturada. Serão utilizadas diversas técnicas de análise. A primeira consiste em distribuições condicionais de frequência representadas por tabulações cruzadas. Em seguida serão realizados testes de hipóteses. Finalmente, para a identificação da estrutura natural de relações entre os diversos indicadores de desempenho de cadeias de suprimento, esta pesquisa considerará uma abordagem multivariada.
Projeto: Dinâmica no Mercado de Trabalho brasileiro: Do desemprego à reinserção ocupacional
Edital: CNPq Docente: Paulo Aguiar do Monte
Resumo: Este projeto é pautado na dinâmica recente do emprego através do grau de reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, utilizando-se das informações coletadas nos microdados da RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Fazendo uso de variáveis socioeconômicas (gênero, idade, escolaridade), setoriais (setor de atividade) e regionais (região, estado da federação), buscar-se-á identificar o perfil dos trabalhadores mais expostos a rotatividade, assim como inferir a respeito das suas dificuldades de reinserção e das consequências financeiras que o desligamento do mercado de trabalho formal acarreta para o trabalhador. Trata-se de um projeto "guarda-chuva"que contemplará diversas atividades, dentre as quais: elaboração de artigos para submissão internacional, orientações de estudos (monografias/dissertações) e disseminação das informações nos diversos meios (textos para discussão, apresentação em congressos e publicação de artigos). Desta forma, acredita-se que, devido a sua metodologia de análise contínua, este projeto abrange os requisitos necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa durante os próximos 3 anos, além de fornecer importantes inferências a respeito dos custos do desemprego. Este projeto está associado à bolsa de Produtividade e Pesquisa financiada pelo CNPq.
Projeto: IPO e os motivos para recompra de ações: análise com as empresas da BM&FBOVESPA e da NYSE
Edital: MCTI/CNPq/MEC 22/2014 CHSSA Docente: Wenner Glaucio L. Lucena
Resumo: Uma das decisões mais importantes de uma empresa é a abertura de seu capital, uma vez que tal decisão afeta a estrutura organizacional, como também a forma de controle e a sua cultura. Diante disto, o lançamento de Initial Public Offering (IPO) ou ofertas públicas iniciais é considerado um passo importante para o crescimento das empresas. Como complementa Sette (2011), as novas empresas inseridas no mercado mobiliário, empresas IPO, formam um segmento muito importante do mercado. Alguns estudos internacionais trataram sobre IPO (RITTER, 1991; LOUGHRAN E RITTER, 1995; DECHOW E SCHRAND, 2004; BALL E SHIVAKUMAR, 2008; ENGELEN E VAN ESSEN, 2010; CARTER ET AL, 2011; LI, 2011; SU E BANGASSA, 2011) no Brasil, podem ser citados os trabalhos (ELLER, 2012; PAULO, CAVALCANTE E MELO, 2012; ZILIO, 2012; TESTA, LIMA E SECURATO, 2013). É relevante destacar que, no momento da IPO, de um lado os gestores têm informações privadas sobre fluxo de caixa futuro e oportunidade de investimentos, enquanto os investidores por outro lado, são incertos sobre as perspectivas da empresa IPO (ROOSENBOOM; GOOT; MERTENS, 2003). Ainda de acordo com esses autores, por causa destas informações assimétricas, as empresas IPO são obrigadas a publicar um prospecto contendo demonstrações auditadas, e estas podem auxiliar os investidores a determinar qual o preço que eles estão dispostos a pagar pelas ações da IPO. Talvez, por causa desta assimetria de informações, evidencias mostram que empresas após o lançamento de IPO, tendem a anunciar programas de recompra de ações (CHEN et al, 2013). Tais programas de recompra referem-se a oportunidade que a própria empresa tem de voltar a figura de investidor, podendo comprar de volta seus títulos. E esta recompra pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo os motivos estudados por Nascimento, Galdi e Nossa (2011): o interesse das empresas em ajustar a estrutura de capital, a redução do fluxo de caixa livre, a intenção de substituir o pagamento de dividendos e a sinalização de que a empresa está subavaliada no mercado. Vale destacar que a literatura apresenta outros motivos além destes, porém esta pesquisa irá explorar apenas estes citados. Como forma de verificar se tais motivos estão relacionados a recomprar de ações efetuadas por empresas que lançaram IPO recentemente, este estudo utilizará um modelo de regressão para o mercado mobiliário brasileiro e outro para o mercado norte-americano a fim de comparar as diferenças dos dois mercados.


Linha de Pesquisa: Informação Contábil para Usuários Externos

Projeto: Análise da negociação com informação privilegiada e as informações contábeis no mercado brasileiro
Edital: Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq 2014 Docente: Edilson Paulo
Resumo: A existência de agentes com informações privilegiadas tem se transformado em um tema recorrente nas discussões acadêmicas e profissionais. Uma das principais causas da existência de insiders é a oportunidade de se obter ganhos instantâneos com base em informações desconhecidas do público em geral. Algumas pesquisas apresentam evidências empíricas que sugerem a ocorrência de negociações com informação privilegiada no mercado brasileiro. Por outro lado, a qualidade da informação contábil está fortemente relacionada ao ambiente econômico, político e social da firma; sendo que diversos fatores institucionais e organizacionais afetam a qualidade das informações prestadas através dos relatórios contábeis. Entretanto, estudos em outros mercados de capitais têm evidenciado que a qualidade das informações contábeis é afetada pela presença de negociações com informação privilegiada. Diante do exposto, tem-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o impacto da assimetria informacional nas negociações no mercado de capitais brasileiro sobre a qualidade das informações contábeis reportadas? O objetivo principal desta pesquisa é analisar a relação entre a qualidade das informações contábeis e a assimetria informacional nas companhias abertas listadas na BM&FBOVESPA. Esta pesquisa será baseada em uma amostra composta pelas companhias abertas brasileiras que negociam suas ações na BM&FBovespa durante os exercícios sociais de 2006 a 2013. Este projeto tem o intuito de contribuir para melhor compreensão da qualidade das informações contábeis reportadas no processo de negociação de ações no mercado de capitais brasileiro, auxiliando assim os agentes reguladores do mercado de capitais brasileiro e da contabilidade no Brasil..
Projeto: Análise das relações entre a assimetria de informação e as características das firmas nos principais mercados de capitais da América Latina
Edital: MCTI/CNPq 14/2013 Universal Docente: Edilson Paulo
Resumo: A Teoria ou Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) se baseia na premissa de que os preços dos ativos refletem inteiramente todas as informações relevantes disponíveis em um mercado. No que se refere à alocação eficiente de capital, nota-se que a possibilidade de atuar nos mercados de capitais comprando e vendendo ações de diferentes companhias tem promovido a separação entre a propriedade e o controle do capital dessas firmas. Nesse contexto, insere-se a assimetria de informação que, segundo Leland e Pyle (1977), é particularmente perceptível nos mercados de capitais porque tomadores de capital tipicamente conhecem melhor suas garantias, habilidades e integridade moral do que os credores. Por isso, a assimetria de informação pode vir a reduzir o desempenho desses mercados. De acordo com evidências de estudos anteriores, essa assimetria de informação afeta as negociações das ações, uma vez que é possível identificar um prêmio no mercado para o risco de informação (EASLEY; HVIDKJAER; O HARA, 2002; ASLAN et al., 2011). Na América Latina, a assimetria de informação existente na negociação de ações ainda é um tema pouco investigado, especialmente em se tratando da probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN). Essa escassez se intensifica quando se trata das relações dessa assimetria com as características econômico-financeiras das empresas. Na literatura relacionada à assimetria de informação é possível observar relações, principalmente, com o risco, o retorno, o retorno anormal, a liquidez e a volatilidade da ação, o custo de capital próprio, a estrutura de capital, o tamanho, os índices market-to-book e preço/lucro, a política de dividendos, o gerenciamento de resultados e a governança corporativa das firmas. No mercado brasileiro, as evidências de Martins (2012) indicam a existência de assimetria de informação na negociação das ações e que algumas das relações esperadas com as características das empresas apresentam resultados inesperados, diferentes daqueles observados em outros mercados, como o norte-americano (ASLAN et al., 2011). Portanto, a relevância deste trabalho se justifica pois, até o presente momento, não foram identificadas na literatura corrente pesquisas que abordem essas relações em outros mercados emergentes, como os do México, Argentina e Chile, que possuem especificidades que podem influenciar as relações entre essas variáveis. Desse modo, este projeto de pesquisa surge com o objetivo de investigar a assimetria de informação existente na negociação de ações nos principais mercados acionários da América Latina e suas relações com as características econômico-financeiras das empresas que compõem esses mercados. Para atingir esse objetivo, este trabalho será realizado em forma de pesquisa empírica, através da utilização de dados intradiários de negociação nesses mercados e de modelos empíricos descritos na literatura específica. A população objeto de estudo será o conjunto de ações das empresas listadas nas bolsas de valores do Brasil, do México, da Argentina e do Chile. A amostra será composta por todas as ações que apresentarem informações para o período compreendido entre os anos de 2008 e 2012. Com isso, espera-se que este estudo apresente uma relevante contribuição para o tema em questão, preenchendo essa lacuna na literatura.
Projeto: Qualidade das informações contábeis nas empresas familiares nas brasileiras, portuguesas e britânicas
Edital: MCTI/CNPq 43/2013 CHSSA Docente: Edilson Paulo
Resumo: Estudos sobre os fatores determinantes e as consequências dos números contábeis nas firmas familiares se justificam pelo fato dessas empresas apresentarem características únicas, quando comparadas com as demais, oferecendo assim uma oportunidade ímpar para se analisar um tipo de investidor que é caracterizado como aquele que, normalmente, diversifica pouco seu portfolio de investimentos, é um investidor de longo prazo e controla posições estratégicas na administração da firma. A literatura corrente descreve que as firmas familiares enfrentam menores problemas de agência entre proprietários e gestores, mas em contrapartida, apresentam maiores dificuldades na resolução de conflitos entre acionistas controladores e não-controladores, quando comparados às companhias não-familiares. Uma estrutura de propriedade concentrada pode gerar oportunidades para a expropriação da riqueza dos proprietários minoritários por parte dos membros da família controladora, pois eles normalmente ocupam os principais cargos da administração da firma ou exercem forte influência sobre esses gestores. Assim, sugere-se que existe maior risco de expropriação de riqueza dos minoritários nas empresas familiares comparativamente àquelas não-familiares. Por outro lado, os proprietários familiares possuem maior preocupação com a sobrevivência da firma no longo prazo e maior comprometimento com a reputação da família e dos negócios. Essa preocupação se deve ao fato de que, normalmente, a imagem da firma está associada a da família, assim, a divulgação de uma fraude ou escândalo envolvendo a empresa, consequentemente, se relaciona também o nome da família controladora. Algumas pesquisas evidenciam que as empresas familiares apresentam menor volume de informações aos demais stakeholders e menor conteúdo informacional nas demonstrações contábeis; enquanto os trabalhos evidenciam que as demonstrações contábeis das firmas familiares têm maior nível de conservadorismo e comportamento menos oportunístico. Além do reduzido número de trabalhos que investigam as diferenças das características das informações contábeis entre as empresas familiares e não-familiares e a falta de uniformidade das evidências empíricas, algumas questões carecem ser pesquisadas para que se possa ampliar compreensão sobre a influência da estrutura de propriedade sobre os números contábeis, como, a influência da empresa familiar na auditoria, na adoção das práticas contábeis de mensuração e evidenciação, etc. Diante dos resultados apresentados pelas pesquisas anteriores, não está claro se as empresas familiares possuem informações contábeis de maior qualidade comparativamente as firmas não-familiares, além da existência de fatores relevantes que afetam diferentemente a qualidade das informações contábeis reportadas pelas empresas familiares e não-familiares, mas que ainda não foram pesquisadas no contexto brasileiro e português. Portanto, a relevância deste trabalho se justifica, pois até o presente momento, não foi observado na literatura corrente, pesquisas que abordem, de forma abrangente, a influência das firmas familiares e não-familiares nos diversos atributos de qualidade das informações contábeis, conforme descrito anteriormente. Para fins de atingir o objetivo deste trabalho, o mesmo está caracterizado como uma pesquisa empírica, através da utilização de alguns modelos econométricos descritos na literatura específica. A população, neste estudo, será composta pelo conjunto de companhias abertas brasileiras, portuguesas e britânicas, no período compreendido entre 2001 e 2012. Espera-se que este estudo apresente uma contribuição sobre o tema, através da análise mais ampla dos diversos atributos da qualidade das informações contábeis que podem ser afetados pela gestão das empresas familiares e não-familiares.
Projeto: Índice de Sentimento e Anomalias no Mercado Brasileiro
Edital: MCTI/CNPq/MEC 14/2014 Universal Docente: Marcio Andre V. Machado
Resumo: As anomalias documentadas na literatura não são facilmente explicadas pelo ponto de vista tradicional da racionalidade e, nesse aspecto, as finanças comportamentais argumentam que os desvios dos preços dos ativos de seus valores fundamentais são provocados pela presença de investidores que não são totalmente racionais. Nesse contexto, uma série de estudos tem trazido evidências empíricas sobre a possibilidade do sentimento do investidor conter um vasto componente de mercado com capacidade de influenciar os preços de vários títulos em uma mesma direção e ao mesmo tempo. Buscando entender o impacto do índice de sentimento nas anomalias de mercado no Brasil, este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o índice de sentimento de mercado e os retornos dos ativos, bem como sua influência em retornos provenientes de estratégias baseadas em anomalias. A principal contribuição desta proposta está em explorar a questão do índice de sentimento do investidor no Brasil. Ademais, trata-se de uma continuação de trabalhos anteriores desenvolvidos pelo coordenador da proposta, envolvendo anomalias no mercado de capitais brasileiro. O intuito é, diante das evidências anteriores obtidas, no que diz respeito às anomalias, investigar se é possível desenvolver estratégias de investimento com base nessas anomalias. Ademais, pretende-se verificar se o índice de sentimento do investidor influencia essas estratégias, bem como a decisão de investir das empresas.
Projeto:  Análise das Relações entre a Assimetria de Informação e as Características das Firmas nos Principais Mercados de Capitais da América Latina
Edital: MCTI/CNPq 14/2013 Universal Docente: Orleans Silva Martins
Resumo: No tocante à alocação eficiente de capital, tendo em vista a separação entre propriedade e controle nos mercados de capitais, a assimetria de informação surge como fator determinante, uma vez que pode afetar a negociação de ações. Com base nisso, este projeto busca investigar a assimetria de informação existente na negociação de ações nos principais mercados de capitais da América Latina e suas relações com as características econômico-financeiras das empresas que compõem esse mercado. 
Projeto: Assimetria de Informação e Relatório Financeiro Fraudulento nos Mercados da América Latina: Governança Corporativa faz Diferença?
Edital: CNPq/MCTI 25/2015 CHSSA Docente: Orleans Silva Martins
Resumo: A existência de assimetria de informação nos mercados de capitais é vista como uma ineficiência dos mercados que pode implicar em má precificação das ações. Além disso, esses mercados têm sido marcados por escândalos financeiros, muitas vezes provenientes de fraudes nos relatórios financeiros das empresas, causando prejuízos à própria empresa, aos acionistas, aos demais credores e à sociedade. Nesse sentido, este projeto busca analisar as relações da assimetria de informação e da probabilidade de relatório financeiro fraudulento com a governança corporativa nos principais mercados de capitais da América Latina.