Agenda

História do PPGE

O Curso de Mestrado em Economia (CME), do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I), foi criado em março de 1980, completando, assim, 30 anos em 2010.

Inicialmente, o Curso se restringia, apenas, a uma área de concentração, Economia do Trabalho. Como resultado do ingresso de novos docentes no período compreendido entre 1993 e 1996, viabilizou-se a criação de uma nova área de concentração, Economia da Empresa.

A partir de 2011, o PPGE funcionará com uma área de concentração: Economia Aplicada e três linhas de pesquisa: Economia do Trabalho, Economia Regional e Políticas Públicas e Métodos Quantitativos Aplicados.

Ao longo desses 30 anos, o PPGE-UFPB tem cumprido com sucesso tanto a sua função formativa, possuindo um número expressivo de dissertações defendidas (174 defesas até o mês de abril de 2010), quanto sua função de pesquisa, obtendo financiamentos e recursos para seus projetos de diversas instituições importantes no cenário Nacional e Internacional tais como o CNPQ, Organização Internacional do Trabalho, Ministério do Desenvolvimento Agrário, BNDES, REDESIST, Banco do Nordeste.

A tradição do PPGE-UFPB na condução de estudos científicos de alto nível, conjuntamente com a execução de novos projetos de pesquisa tiveram implicações no crescimento das aprovações de trabalhos em congressos da ANPEC, SOBER, SEP, SBE, ENABER, em congressos internacionais, na publicação em periódicos e em livros.

Em 2009, o PPGE teve um projeto MINTER aprovado pela CAPES. No âmbito desse projeto, o PPGE está oferecendo um curso de Mestrado em Economia para os funcionários e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Em 2010, o PPGE teve seu curso de Doutorado aprovado junto a CAPES, tendo a primeira turma ingressado no período 2011.1.



® PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - UFPB, 1980-2017 - Todos os direitos reservados
Jardim Cidade Universitária, CEP - 58.051-900, João Pessoa - PB
Principal | PPGE | Pessoas | Ensino | Pesquisas | UFPB
Acessos: 52.891 | Online agora: 1 pessoa | 0 usuário | 1 visitante