Área de Concentração

Economia Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Economia com área de concentração em Economia Aplicada da Universidade Federal da Paraíba visa formar recursos humanos aptos a exercerem atividades relacionadas com aplicabilidade de conceitos e técnicas de análise econômica que auxiliem no processo de tomada de decisão e na formulação de políticas por parte do setor público. Para o alcance desses objetivos, o curso oferece uma sólida formação em Teoria Econômica (Microeconomia e Macroeconomia) e Métodos Quantitativos (Estatística, Matemática e Econometria) aplicados ao estudo das questões concernentes ao desenvolvimento econômico e as relações de trabalho, a avaliação das políticas adotadas pelo setor público, a competitividade interna e externa da economia e das empresas inseridas na economia brasileira e a inovação nos setores econômicos do Brasil, especialmente aqueles da Região Nordeste e do estado da Paraíba. Além de estudar os aspectos financeiros da economia e das empresas brasileiras.

Linhas de Pesquisa:

Economia do Trabalho

A linha de pesquisa Economia do Trabalho procura estudar a dinâmica de mercado e suas relações com o trabalho levando em conta as especificidades econômicas regionais. Deste modo, procura-se compreender as interações entre trabalhadores e empregadores e suas repercussões no mercado de trabalho brasileiro. Em paralelo, é contemplando nesta linha de pesquisa o estudo sobre a forma como a interação entre os demandantes e ofertantes de força-de-trabalho afetam os padrões salariais e a distribuição de renda bem como questões relativas à desigualdade regional de rendimentos.

Economia regional e Políticas Públicas

A linha de pesquisa de Economia Regional e Políticas Públicas busca investigar questões relativas ao desenvolvimento regional, avaliar o impacto das políticas públicas direcionadas para a minoração dos desequilíbrios regionais e fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas voltadas, sobretudo, para região Nordeste do Brasil.

Métodos Quantitativos Aplicados

A linha de pesquisa Métodos Quantitativos Aplicados procura realizar estudos com especial ênfase na aplicação e desenvolvimento de métodos de natureza quantitativa para investigações de temas de natureza econômica. A citada linha de pesquisa engloba os estudos com contribuições na aplicação de novos métodos voltados para outras áreas de pesquisa e também nas outras duas linhas de pesquisa já mencionadas.



® PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - UFPB, 1980-2017 - Todos os direitos reservados
Jardim Cidade Universitária, CEP - 58.051-900, João Pessoa - PB
Principal | PPGE | Pessoas | Ensino | Pesquisas | UFPB
Acessos: 52.891 | Online agora: 2 pessoas | 0 usuário | 2 visitantes