Apresentação

O Departamento de Gestão Pública

O Departamento de Gestão Pública (DGP) está localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e é a unidade da Universidade Federal da Paraíba responsável pela organização do ensino, pesquisa e extensão na área de Gestão Pública e Administração Pública. O DGP é composto por 18 docentes do quadro efetivo e 02 técnicos-administrativos. Os docentes do DGP atuam, prioritariamente, a nível de graduação, no Bacharelado em Gestão Pública e no Bacharelado em Administração Pública (EaD), e a nível de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e na Especialização em Gestão Pública (EaD). Somos destaques em projetos a nível na Paraíba, no Nordeste, Nacional e Internacional.

Missão

Produzir e disseminar o conhecimento na área de gestão pública com excelência, capacitando profissionais a gerir os assuntos públicos a partir de uma visão sistêmica e inovadora, de forma transparente, participativa e integrada à realidade social.

Visão

Ser referência no ensino, pesquisa e extensão em gestão pública por meio:

  • de parcerias com o Estado e a sociedade civil;
  • da permanente qualificação do corpo docente;
  • da inovação dos métodos, técnicas e conteúdos.

Valores

Atuar a partir dos seguintes valores, indissociáveis:

  • Defesa da gestão pública orientada para o cidadão;
  • Valorização do ethos republicano, democrático e participativo;
  • Defesa plena dos direitos humanos;
  • Promoção da qualidade e da inovação na gestão pública;
  • Excelência profissional;
  • Interação e parceria com a sociedade;
  • Acesso livre ao conhecimento científico;
  • Defesa do ensino público, gratuito e de qualidade;
  • Respeito pleno à autonomia universitária;
  • Respeito pela autonomia do ser do educando.

Última atualização: segunda-feira, 3 de novembro de 2025