Tânia Barbosa Salles Gava – Coordenador
O cenário brasileiro da Educação Superior enfrenta problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Sem dúvida, o grande objetivo dos educadores é que esse processo de ensino e aprendizagem melhore de forma contínua. Em qualquer processo, para verificar se houve melhorias, é necessário instrumentos de medição e avaliação, como também que se estabeleçam ações preventivas e corretivas a fim de tratar os inúmeros problemas que se apresentam. O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo de avaliação de desempenho de alunos de graduação em atividades acadêmicas apoiado nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tomando como estudo de caso os alunos do curso de arquivologia da UFES. Para avaliar o conhecimento dos alunos serão aplicados diversos simulados online, utilizando o apoio do ambiente virtual Moodle. Os simulados serão compostos de questões de conhecimento específico da área de Arquivologia, baseadas na matriz curricular do curso de Arquivologia da UFES, objeto de nosso estudo, como também questões de raciocínio lógico e interpretação de texto. Além disso, paralelamente, também serão aplicados questionários para identificar o perfil sociocultural dos alunos. Com base nos resultados obtidos nos simulados será elaborado um plano de ação que consistirá em um ciclo iterativo de coleta de dados, avaliação dos resultados e tomada de ações (preventivas ou corretivas), com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

