Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Estágios
conteúdo

Estágios

por kenialeandra publicado 16/02/2017 18h14, última modificação 14/07/2020 09h51
Coordenação de Estágio do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba

O Estágio no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é desenvolvido em conformidade ao disposto na LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que em seu Art. 1o define estágio como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.” (BRASIL, 2008, p.1).  

No âmbito da UFPB, os vínculos de estágio são estabelecidos por meio da Coordenação de Estágio e Monitoria (CEM), que é vinculada a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da referida instituição.

O estágio pode ser desenvolvido em duas modalidades, a saber: estágio curricular obrigatório, sendo aquele que integraliza a carga horária regular e obrigatória e; estágio curricular não obrigatório, que é desenvolvido como atividade opcional, acrescida a carga horária regular e obrigatória.

Independente da modalidade de estágio a ser desenvolvida pelo discente torna-se importante ressaltar que o estágio caracteriza-se como sendo um momento fundamental para que o discente vivencie de forma prática o que foi estudado na teoria. Através do estágio, será possível adquirir experiências práticas relacionadas à atuação profissional, que resultarão na aquisição de experiências, desenvolvimento e crescimento profissional. Através do estágio, o discente poderá ter uma visão mais ampla de sua atuação profissional e poderá contribuir com as unidades de informação nas quais estará estagiando.

Para que o estágio seja desenvolvido de forma exitosa, torna-se indispensável à presença de um profissional experiente, que orientará o discente e fomentará a troca de experiências e saberes de forma mútua e colaborativa, haja vista o crescimento de ambas as partes.

O estágio é uma preparação do estudante, durante sua vida acadêmica, para sua vida profissional. Sendo assim, os estágios na área de biblioteconomia possibilitam ao aluno um modo de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala ao cotidiano de uma biblioteca ou unidade de informação, permitindo assim uma perspectiva da atuação desse futuro profissional no mercado de trabalho.

O viés interdisciplinar da Biblioteconomia proporciona que o discente tenha oportunidade em diversos vínculos de estágio existentes, em Biblioteconomia são com empresas públicas e privadas, e com à UFPB, que distribui os estagiários por suas Bibliotecas setoriais e pela Biblioteca Central da Instituição.

Para mais informações entre em contato com a Coordenação de Estágio em Biblioteconomia.

Coordenadora Profª Me. Maria Amélia Teixeira da Silva

Telefone: 3216-7484

E-mail: biblio.ccsa.ufpb@gmail.com