A líder da Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras visita o Arquivo Nacional

Notícia publicada em: 12 de agosto de 2022

A líder da Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras, Profa. Dra Meriane Vieira fez uma visita ao Arquivo Nacional, em especial ao setor de Conservação e Restauração de acervos. Ela foi recepcionada pelo Arquivista Marcelo Nogueira e pelo Técnico em Arquivo Tiago Cesar. O objetivo da visita foi conhecer o setor mais de perto para apreender os procedimentos adotados e trazer novidades para o curso de Arquivologia da UFPB. Os técnicos de cada setor mostraram exatamente como é feito cada atividade, seja na restauração em documentos em papel, como a parte voltada para digitalização e microfilmagem. Outro ponto a ser destaco pela Profa. Meriane para a visita é que o AN é uma instituição de grande importância nacional e uma excelente espaço de pesquisa.

A líder da Base de Dados Pesquisas Arquivísticas visita o arquivo do Professor José Pedro ESPOSEL

Notícia publicada em: 8 de agosto de 2022

A líder da Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras (PAB), Profa. Dra. Meriane Vieira visitou, na Universidade Federal Fluminense, o arquivo do Prof. José Pedro ESPOSEL. Os documentos foram doados pelo filho do professor e está sob custódia da UFF, sob a coordenação da Profa. Dra. Clarissa Schmidt. Esposel foi o criador do curso de Arquivologia da UFF e um ator fundamental à institucionalização da Arquivologia no Brasil. Certamente, depois de organizado e disponibilizado, esse arquivo será um rico espaço de pesquisa.

Estreitar parcerias: encontro entre as líderes das Bases de Dados em Arquivologia brasileiras

Notícia publicada em: 01 de julho de 2022

Aconteceu na última semana em Brasília o encontro entre as coordenadoras da Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras (PAB) Profa. Meriane Vieira- UFPB e da Base de Dados em Arquivística (BDA) Profa. Kátia Isabelli – UnB com o intuito de estreitar ainda mais a parceria.

Divulgando e fazendo ciência: a Equipe PAB tem seus três trabalhos apresentados na VII REPARQ

Durante a VII REPARQ, segundo evento mais importante da área de arquivologia, a equipe da PAB teve o privilégio de apresentar três trabalhos e contribuir para o avanço da Arquivologia Brasileira.

ST – A pedagogia na arquivologia e nos arquivos

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA: a importância da iniciação científica na formação dos alunos na Paraíba.
Autores: Maria Meriane Vieira Rocha, Maria Eduarda dos Santos Silva, Paulo H. Felinto dos Santos

ST – Dados de pesquisa, arquivista de dados e preservação digital: novos desafios para a Arquivística contemporânea.

Rede Sociais e a divulgação de pesquisas científicas: aplicabilidades a base de dados pesquisas arquivísticas brasileiras
Autores: Adelaide Helena Targino Casimiro, Flávia de Araújo Telmo, Igor lima dos Santos

ST – História dos Arquivos e da Arquivologia no Brasil

Produção científica na arquivologia: um olhar sob a base de dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras (PAB)
Autores: Maria Meriane Vieira, Maria Eduarda dos Santos Silva.

Notícia publicada em: 24 de junho de 2022

Apresentação da PAB no IV Acolhimento Arquivístico da UFPB

Nesta próxima quinta-feira (17 de março), a equipe PAB estará participando do IV Acolhimento Arquivístico, oferecido pelo curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. Na ocasião, será apresentada a Base aos novos discentes e a comunidade presente.

Acompanhe através do Canal Arquivologia Remota UFPB: https://www.youtube.com/channel/UCebWBmMZHUp_5xWQuvex3gA

Notícia publicada em 09 de março de 2022

O Site Pesquisas Arquivísticas Brasileiras é noticiado no Gira da Arquivo

O Gira da Arquivo em sua edição 151 de outubro de 2021, divulgou, entre as notícias da Arquivologia no Brasil, o lançamento da base Pesquisas Arquivísticas Brasileiras. O Projeto tem como intuito a divulgação e a popularização técnica, científica e cultural da Arquivologia. Confira: https://mailchi.mp/0ec34cd104c2/giro-da-arquivo-151

Notícia publicada em 26 de outubro de 2021

Lançamento do site Pesquisas Arquivísticas Brasileiras!

Participe da mesa redonda “Pesquisa em Arquivologia”, que ocorrerá no dia 20 de outubro de 2021, às 16h30, com o lançamento do Site: Pesquisas Arquivísticas Brasileiras.

O evento contará com as participações das coordenadoras: Profa. Dra. Maria Meriane Rocha e Profa. Ma. Adelaide Helena Casimiro, sob mediação da Dra. Lúcia Guerra (FCJA e GEARQ).

A transmissão será feita no canal do Projeto SESA, no YouTube. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=3Ep5mccTKPk

Notícia publicada em 18 de outubro de 2021