Template de Trabalho Final

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) disponibiliza, nesta página, o template oficial para a elaboração de dissertações e teses. O modelo foi desenvolvido para orientar a padronização da estrutura e da formatação dos trabalhos acadêmicos, em conformidade com as normas institucionais e técnicas vigentes.

Dissertações e Teses

O uso do sistema de editoração LaTeX é recomendado para a elaboração das dissertações e teses do PPGE, em razão de sua robustez e ampla utilização na produção acadêmica. Recomenda-se que o template seja adotado desde o início da redação, facilitando a organização do conteúdo e contribuindo para a qualidade e a uniformidade dos trabalhos do Programa. Em caso de dúvidas, os discentes podem entrar em contato com a Coordenação ou com a Secretaria do PPGE. O material de referência está disponível no link: template PPGE.

Apresentação

O uso da classe Beamer do sistema de editoração LaTeX é recomendado para a elaboração das apresentações de defesa de dissertações e teses do PPGE, em virtude de sua flexibilidade, qualidade tipográfica e ampla adoção no meio acadêmico. Recomenda-se que o template seja utilizado desde o início da preparação da apresentação, favorecendo a organização do material e contribuindo para a padronização visual das defesas do Programa. Em caso de dúvidas, os discentes podem entrar em contato com a Coordenação ou com a Secretaria do PPGE. O material de referência está disponível no link: template apresentação.

Última atualização: sábado, 11 de julho de 2026