A CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS NOS SERVIÇOS ARQUIVÍSTICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL EM BRASÍLIA (1997)

Eliane Braga de Oliveira

Pesquisa realizada com o objetivo de levantar informações sobre a atuação de terceiros na área de arquivo dos órgãos da administração pública federal, autarquias e fundações do governo federal, com sede em Brasília, através da aplicação de questionários realizada em entrevistas. A contratação de prestadores de serviço é analisada no contexto do processo de globalização e do avanço do neoliberalismo. A revisão de literatura foi seletiva, contemplando a gestão de documentos e a contratação de terceiros na área de arquivo. Constatou-se que a contratação de terceiros praticada, atualmente, pela administração pública, não ocorre no bojo de um planejamento estratégico para a área. Os prestadores de serviço apresentam as mesmas deficiências de qualificação que os servidores públicos lotados nas unidades de arquivo, o que compromete a adoção de critérios recomendados pela teoria arquivística. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de posicionamento dos órgãos competentes de forma a propiciar uma mudança de qualidade no quadro diagnosticado.

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