A FOTOGRAFIA DIGITAL NOS ARQUIVOS: uma análise da organização e difusão do patrimônio fotográfico no Brasil e Uruguay (2020 – Atual)

André Malverdes

 A gestão do patrimônio fotográfico enfrenta alguns desafios. A multiplicidade de fundos e coleções fotográficas das mais distintas proveniências, variedades de administrações e centros gestores tem provocado a dispersão da documentação, a falta de controle, a fragilidade dos suportes e a ausência de uma pauta de tratamento adequado para estes documentos o que tem provocado a perda e destruição de numerosos acervos. Essa situação reclama por urgência de uma política e uma gestão de intervenção visando o adequado tratamento antes que desapareça de forma irremediável. O objetivo dessa pesquisa é analisar as experiências do Centro de Fotografía de Montevideo (CdF), no Uruguay e do Arquivo Nacional (AN), no Brasil, visando analisar os critérios metodológicos para a intervenção no conjunto documental, aspectos formais, a conservação, os projetos de digitalização, a descrição, o acesso e difusão do patrimônio fotográfico, em particular com a fotografia digital. Métodos – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação hipotético-indutivo, mediante levantamento bibliográfico/documental, entrevistas com pessoas envolvidas nas rotinas das instituições e análise dos modelos visando a compreensão do objeto da pesquisa. O corpus de trabalho de nossa pesquisa será analisar os procedimentos de tratamento dos fundos e coleções fotográficas que existem hoje em ambas as instituições e logo dirigir os esforços para a elaboração de uma proposta de diretrizes para a gestão de documentos fotográficos no âmbito público, com ênfase na questão da fotografia digital. Observando de uma forma empírica, não possuímos hoje no Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA um planejamento ou diretrizes para o gerenciamento dos acervos fotográficos custodiados pelas entidades públicas. Por isso, destacamos a importância de estudarmos, no exemplo das duas instituições aqui citadas, o que existe nesses dois países visando propor a elaboração de propostas que indique unificar e normalizar o que diz respeito a intervenção no conjunto documental, aspectos formais da fotografia analógica e digital, a conservação, os projetos de digitalização, a descrição, o acesso e difusão do patrimônio fotográfico.

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