A LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA NO ÂMBITO DA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA (2019)

Ana Isabel Ferreira Wanderley

Este estudo trata da construção de uma Linguagem Documentária dirigida ao tratamento representativo da informação arquivística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Delineou-se como objetivo geral analisar a aplicabilidade do “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, de Cervantes, para a representação da informação arquivística da Universidade Federal do Ceará. Definiram-se como objetivos específicos: perquirir os fundamentos teórico-metodológicos da representação da informação arquivística; averiguar a relação entre a classificação arquivística e a indexação; mapear a terminologia adotada na documentação arquivística referente à gestão de pessoas da UFC; e construir uma linguagem documentária baseada no “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, de Cervantes, para a representação da informação arquivística. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa aplicada e descritiva, amparada por uma abordagem qualitativa. A inquirição científica tem por locus a documentação de caráter arquivístico produzida pela UFC, referente à gestão de pessoas, sob custódia da Divisão de Arquivo. O corpus da pesquisa foi composto pelos tipos processuais de 2014, atinentes a afastamentos, concessões e licenças, totalizando 259 processos. Efetivou-se uma pesquisa documental em três fontes principais: Código de Classificação do Conselho Nacional de Arquivos, Lei n° 8.112/1990, e os tipos processuais da UFC, para coletar informações sobre o contexto de produção dos documentos de arquivo. Mediante a utilização da técnica da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, para sistematizar e interpretar os registros coletados, aplicou-se o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, de Cervantes, para estabelecer as relações de equivalência, hierárquicas e associativas entre os termos coletados para a composição de um tesauro. A partir desta proposta metodológica, obtiveram-se os seguintes resultados: embora as categorias principais tenham se mantido constantes nas fontes documentais examinadas, existem dissonâncias nas definições das subcategorias das temáticas estudadas, além de que há imprecisão nos termos utilizados pelos servidores para formular suas solicitações, de modo que falta clareza para definir as nuances entre afastamentos, concessões e licenças. Os tipos processuais gerados pela UFC demonstram que existe uma dificuldade dual: tanto para os servidores formularem suas demandas como para os profissionais da informação efetivarem a classificação arquivística. O que emergiu da análise foi uma dicotomia/divergência entre o que é solicitado, como é classificado e o que consta na legislação. Observou-se que a multiplicidade de olhares sobre o mesmo objeto pode obstar o alcance de uma intersecção mais integrada entre o macro e o micro universo da Universidade. Por intermédio da triangulação das fontes documentais, constituíram-se as categorias e subcategorias que alicerçaram a construção do tesauro sob o viés de Cervantes. Constatou-se que o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, de Cervantes, apresenta elementos de praticidade e flexibilidade que se adequam às especificidades do documento arquivístico, de modo que, em conjunto com a atividade de classificação, institui pontos de acesso adicionais que podem favorecer um acesso rápido e eficiente à informação. A flexibilidade do Modelo da Cervantes pôde também ser comprovada ao integrar-se harmonicamente com a Análise de Conteúdo. Conclui-se que o Modelo arquitetado por Cervantes contribui para o processo representacional arquivístico, sobretudo na organização das remissivas, incidindo na definição de relações entre as diferentes linguagens empregadas no âmbito de universidade pública federal.

Texto completo disponível em: