AVALIAÇÃO ARQUIVÍSTICA APLICADA A ACERVOS FOTOGRÁFICOS: estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa (2011)

Raquel Conceição Reis

O acervo fotográfico da Universidade Federal de Viçosa (UFV) contém imagens de acontecimentos importantes da trajetória acadêmica e administrativa da instituição. Trata-se de um conjunto de documentos produzidos e acumulados pela Universidade no exercício de suas atividades e funções. O objeto de análise deste trabalho são as fotografias que estão sob custódia do Arquivo Central e Histórico da Universidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a relevância da avaliação arquivística aplicada ao acervo fotográfico da UFV. Os objetivos específicos foram: analisar as possibilidades em avaliar o acervo fotográfico da UFV da forma como está organizado atualmente; levantar os obstáculos enfrentados pelos arquivistas ao realizar a avaliação no acervo fotográfico e propor alternativas para organização das fotografias, considerando os procedimentos arquivísticos. Este trabalho identificou dois obstáculos, encontrados atualmente no acervo fotográfico da UFV, que inviabilizam a avaliação documental. São eles: ausência de contexto de produção dos registros fotográficos em relação aos demais documentos do fundo e ausência de tratamento documental norteado pela organicidade. Por meio deste trabalho foi possível contribuir com o trabalho de tratamento documental realizado na UFV.

Texto completo disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14641