COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL: os professores da educação básica na sociedade em rede (2014)

Carlos Eugênio da Silva Neto

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma deslinearizada, o cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, há de se considerar o surgimento das tecnologias e os educadores não se dão conta de que ações pedagógicas são tão, ou mais importantes do que meras organizações de atividades. Diante de tais prerrogativas com relação às competências em informação, percebe-se as mesmas como habilidades que podem auxiliar na democratização da informação, em situações reais de uma determinada área, mediada pelo uso de tecnologias digitais, por meio de ações de políticas de informação para inclusão. Frente a esse cenário, o presente trabalho visa investigar as competências em informação no processo formativo Introdução à Educação Digital do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO). Especificamente, descreve as ações dessa competência para a inclusão digital de professores no contexto do PROINFO, além de elaborar e aplicar um modelo de ação para criação de oficinas voltadas ao desenvolvimento dessas para professores da rede municipal da Cidade de João Pessoa. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, utiliza a análise documental como instrumento de pesquisa. A pesquisa revelou que o uso das competências em informação é um elemento que enriquece nas formações de professores. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações para futuras pesquisas acerca do potencial dessas competências para a comunidade educacional.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3974?locale=pt_BR

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